Scot Consultoria: Mercado do boi gordo com preços travados

Publicado em 20/02/2018 19:00
Felippe Reis, Zootecnista da Scot Consultoria

Se por um lado o lento escoamento da carne bovina não dá razão para as indústrias saírem às compras com afinco, por outro as programações de abate estão relativamente curtas.

Sem a necessidade momentânea de alongá-las, uma vez que a expectativa é de que o consumo de carne continue fraco no curto prazo, os frigoríficos compram apenas o necessário para atender a demanda imediata.

Entretanto, existem regiões onde a oferta de boiadas está pequena e o excesso de chuvas dificulta o transporte.

Nestas praças, a oferta de compra está acima da referência, exemplo de Marabá-PA e a região Sul de Goiás.

Em ambas as regiões, a cotação da arroba do boi gordo à vista, livre do Funrural, subiu 0,8%, frente o fechamento de segunda-feira (19/02).

No mercado atacadista de carne bovina com osso, o boi casado de bovinos castrados está cotado, em média, em R$ 9,79/kg.

Clique AQUI e confira as cotações do boi.

Maggi: BR vai receber selo de livre da aftosa com vacinação e agora vai mirar "sem vacinação"

O Brasil deverá ser declarado país livre da febre aftosa com vacinação. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) avisou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta terça (20), e o ministro Blairo Maggi fez o anúncio em sua conta oficial do Twitter há pouco (confirmado posteriormente em nota oficial).

Maggi destacou, dando os “parabéns aos criadores brasileiros”, que o País receberá o certificado na reunião da Organização entre 20 e 25 de maio, que contará com a presença dele – convite também que Maggi disse estenderá ao presidente Michel Temer.

Empolgado com a decisão, ele ressaltou ainda que a busca agora é pelo selo de certificação de país livre da febre aftosa sem vacinação – no Brasil, apenas Santa Catarina possui essa declaração – o que “deverá acontecer entre 2022 e 2025”.

O pleito do Brasil para que a entidade internacional que regulamenta e ordena a sanidade e o trânsito internacional de animais já durava 60 anos. E o selo de livre da aftosa com vacinação chega no momento em que, superado os episódios da Carne Fraca e da JBS, em 2017, as exportações exibem muito fôlego desde o segundo semestre do ano passado.

E, inclusive, chega também quando grandes importadores de proteína começam a abrir as portas às carnes brasileira, como Indonésia e Malásia – além da China que habilitou novas plantas recentemente.

Ressalta-se também que a medida é relevante no momento que o País volta ao cenário mundial de exportação de boi em pé, retomando os embarques – cheio de polêmicas causadas pelos ambientalistas - com o destino principal sendo a Turquia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário