Leite: Pagamento de agosto tem nova queda nos preços

Publicado em 04/09/2012 09:15 e atualizado em 04/09/2012 10:39
No pagamento de agosto, que remunera a produção de julho, o preço do leite caiu 0,7% em relação ao pagamento anterior. Desde maio o leite desvalorizou 2,6%, ou R$0,02 por litro, considerando a média nacional.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$0,799 por litro. O preço atual está 4,8% menor que o vigente no mesmo período de 2011.

A queda acontece em função da maior disponibilidade de leite no Sul do país e à concorrência com produtos lácteos oriundos desta região.

Além disso, em São Paulo e em Goiás, por exemplo, a queda do volume captado pela indústria têm sido pequena e, a demanda está aquém do esperado.

Com relação aos preços, o valor médio pago aos produtores ficou praticamente estável em São Paulo. Em Minas Gerais e Goiás os preços caíram 0,6% e 1,9%, respectivamente. No Sul do país, houve alta de 0,5% no Paraná.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a maior disponibilidade de leite falou mais alto. Os preços caíram, em média, 1,0% e 0,7%, respectivamente no pagamento de agosto (produção de julho).

No Nordeste, de maneira geral o mercado está mais firme, com a captação em queda na maior parte dos estados.

No mercado spot, os preços subiram em São Paulo e Minas Gerais na segunda metade de agosto.
Para o pagamento a ser realizado em meados de setembro, a expectativa é de manutenção dos preços em 72% das indústrias consultadas. Em 14% dos laticínios a expectativa é de queda e nos 14% restante a previsão é de alta.  

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Captação de leite no RS vai sendo normalizada, com pequena perda em volume, diz liderança Do Sindilat
Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria
Frente Parlamentar do Leite discute melhoramento genético
Interleite Sul 2024 será adiada
Enchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados