Leite: Mais um mês de alta no mercado

Publicado em 01/04/2013 09:33
No pagamento de março, referente ao leite entregue em fevereiro, o preço pago ao produtor subiu 1,7% em relação ao pagamento anterior, considerando a média nacional.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$0,855 por litro. O preço atual está 5,4% mais alto na comparação com o mesmo período de 2012, considerando os valores nominais.

Além da menor disponibilidade de leite, pontualmente outros fatores colaboram com a firmeza do mercado: grandes laticínios estão entrando forte no mercado; maior demanda por leite em fevereiro e março pelas indústrias que fabricam ovos de chocolate; reação dos preços dos lácteos no atacado; reação dos preços dos lácteos no mercado internacional e redução das importações em janeiro e fevereiro de 2013.

No mercado spot, os preços estão em alta desde janeiro. Foram verificados negócios acima de R$1,10 por litro em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Para o pagamento a ser realizado em meados de abril, 63,0% dos laticínios pesquisados acreditam em aumento dos preços pagos aos produtores e 32,0% acreditam em manutenção.

A reação dos preços dos lácteos colabora com os reajustes para o produtor.

No atacado, considerando todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, houve aumento de 0,9% nos preços dos lácteos na segunda quinzena de março, em relação à primeira quinzena desse mês. No varejo a alta foi de 2,1% neste período.

O leite longa vida subiu 5,1% no atacado e 5,5% no varejo.
Outra boa noticia para o produtor de leite é que além do mercado firme os custos caíram em março.

A redução mensal do Índice Scot de Custo de Produção da Pecuária Leiteira foi de 1,8% na comparação com fevereiro.

Esta foi a maior queda desde dezembro de 201. Os alimentos concentrados foram os principais responsáveis pela queda dos custos em março.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Rafael Ribeiro
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário