Queda na produção de leite e alta para o produtor

Publicado em 04/03/2020 08:23

Considerando a média nacional dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor subiu 3,0% no pagamento de fevereiro, que remunera a produção de janeiro deste ano.

Foi o quarto mês seguido de aumento para o produtor, sendo esta a maior valorização desde então. O cenário firme é devido à queda na produção nas principais bacias leiteiras do país e maior concorrência entre as indústrias.

Do lado do consumo, a situação melhorou (um pouco) em fevereiro, com a volta das férias escolares.

O produtor recebeu, em média, R$1,272 por litro, sem o frete, considerando o leite padrão. Já o preço médio com bonificações por qualidade ficou em R$1,659 por litro.

Do lado da captação, o pico de produção foi em dezembro/19 nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Sul do país o volume vem mais ajustado desde setembro/outubro de 2019.

Para o pagamento a ser realizado em março/20, referente a produção entregue em fevereiro/20, o mercado deverá seguir firme, com 77% dos laticínios pesquisados apontando para manutenção dos preços pagos ao produtor, 18% estimando alta e os 5% restantes falam em queda (todos na região Nordeste).

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria
Frente Parlamentar do Leite discute melhoramento genético
Interleite Sul 2024 será adiada
Enchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados
Leite/Cepea: Leite ao produtor segue valorizado em março