Scot Consultoria: Aumentos expressivos no leite pago ao produtor em julho

Publicado em 02/08/2022 09:39

No pagamento realizado em julho, que remunera a produção entregue em junho, por mais um mês houve aumento no preço pago ao produtor, acumulando cinco meses consecutivos de altas.

O cenário visto ainda é de queda na captação, na maioria dos estados, e maior competitividade pela matéria-prima, resultando nos aumentos de preços.

Considerando a média nacional ponderada dos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, a alta foi de 13,8% na comparação mensal. Na comparação anual a referência está 29,1% maior este ano.

Em junho/22, o volume de leite captado (média nacional) aumentou 0,1% em relação a maio.

No comparativo com junho/21, o indicador está 7,1% maior.

Para julho/22 (dados parciais) estima-se aumento de 0,4% na média nacional, em comparação a junho/22.

Para o pagamento a ser realizado em agosto/22, referente à produção entregue em julho/22, os preços devem seguir em alta, com 73% dos laticínios pesquisados apontando para aumento de preços, 23% estimando estabilidade e 4%, queda.

O fator majoritário para tais aumentos continua a necessidade de matéria-prima pelas indústrias, uma vez que a captação está prejudicada.

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtor amarga nona queda seguida nos preços do leite e margens apertam ainda mais
CNA defende fim do uso de nomenclaturas lácteas em produtos vegetais
Acordo Mercosul–UE reacende debate sobre competitividade do leite brasileiro e pressiona cadeia por eficiência e dados
Leite em 2025: alimento segura custos de produção em 3,0%
Importações de leite em pó mantêm pressão sobre produtores brasileiros
Conseleite indica leite projetado a R$ 2,0560 em janeiro de 2026 no RS