Soja encerra a sexta-feira em terreno misto na Bolsa de Chicago

Publicado em 01/11/2010 06:10
Apesar da realização de lucros, fundamentos da demanda global da oleaginosa ainda assim conseguiram ensejar suporte às cotações futuras de soja, em Chicago.

Comentário:

As cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com alterações insignificantes, nesta sexta-feira, vinte e nove de outubro de 2010, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME), conforme a tabela acima. Com a colheita norte-americana da oleaginosa praticamente encerrada, as atenções dos traders voltam-se para a América do Sul.

Os relatórios climáticos relativos ao Brasil dão conta de condições favoráveis para a sojicultura em quase todos os principais estados, sendo que há previsão de que, durante o fim-de-semana e/ou durante os primeiros dias de novembro, também as regiões sujeitas à estiagem no norte de Mato Grosso podem receber chuvas. Segundo a firma Cropcast Weather Service, poderão permanecer alguns bolsões de seca tão somente no sudeste de Mato Grosso, no sul de Goiás e no norte de Minas Gerais.

Há, entretanto, em Chicago, o sentimento de que a projeção do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para as exportações norte-americanas de soja durante o ano-safra 2010/2011 é excessivamente baixa, face o significativo incremento percentual das compras chinesas da oleaginosa de procedência do referido país, ou seja, 14 % a mais no ano em curso, por comparação ao ano passado. Espera-se que o USDA venha a rever para cima a sua projeção referente às exportações estadunidenses de soja, com respeito ao ano-safra acima mencionado.

Há, por conseguinte, certa indefinição de tendências do mercado futuro de soja em Chicago, em função de aparente equilíbrio entre fatores baixistas e fatores altistas. Houve nesta sexta-feira alguma realização de lucros, no pregão futuro de soja da bolsa acima citada.

Fonte: SojaNet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação