Soja- XP: preços da soja fecham em queda na Bolsa de Chicago

Publicado em 18/10/2010 18:32
Mercado de soja segue extremamente volátil neste início de semana. Após noturno instável, a oleaginosa trabalhou alternando entre perdas e ganhos, encerrando em leve queda para os vencimentos mais curtos, mas mantendo ganhos para os vencimentos mais longos, especialmente o novembro/11. A volatilidade resulta da inconstância fundamentalista, com o mercado assimilando, de um lado a fraqueza dos grãos, de outro uma demanda externa em forte ritmo. A briga por área entre soja, milho e algodão, nos EUA, permanece atuando como suporte.

Com relação a demanda, fator principal de suporte no momento, o USDA anunciou a venda de 120 mil tons para a China no dia de hoje, com embarque safra 2010/11. Mais do que isso, os dados de inspeções semanais de embarques nos EUA que ficaram em 1,616 mi. t, superando as expectativas do mercado e também, o volume embarcado na semana anterior (1,33 mi. t), bem como o registrado no mesmo período de 2009 (1,1 mi. t). Com isso, os prêmios mantiveram-se firmes no Golfo do México, mesmo com o rápido avanço da colheita no país.

No Brasil, os modelos indicam o retorno das chuvas sobre o centro-oeste de forma mais generalizada nos próximos dias, permitindo o avanço do plantio. Segundo a XP Agro, 8,5% da soja está semeada neste momento, pouco mais da metade das áreas já cultivadas no mesmo período de 2009. Tecnicamente, Chicago, manteve-se acima do suporte intraday em 1182. Mantendo-se acima deste patamar, mercado mantém configuração mais positiva de curto prazo, com possibilidade para teste dos 1194. Cenário complica-se com fechamento abaixo de 1173 Na BM&F, mercado fechou abaixo do topo anterior em ajuste a movimentação da CBOT.

Confira a análise completa: sojamilho1810.pdf
Fonte: XP Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS
Inundações no Rio Grande do Sul trazem grandes incertezas para a soja brasileira
Soja recua em Chicago nesta 2ª, voltando a focar o clima bom nos EUA