Soja- XP: preços em forte alta com demanda chinesa

Publicado em 20/10/2010 18:02
Mercado de soja em forte alta na sessão de hoje com demanda e movimentação externa. Já no pregão noturno a soja voltou a demonstrar suporte com rumores de novas compras por parte da China (que se beneficia da fraqueza dos prêmios nos EUA), movimento que ganhou força em meio a forte desvalorização do dólar perante as principais moedas globais alimentando o fluxo especulativo sobre as commodities em geral. 

Com a confirmação das vendas para a China (180 mil t) e a forte alta do milho (que finalmente registrou o retorno da demanda), o movimento intensificou-se durante o pregão com o mercado atraindo compras técnicas após o rompimento do topo anterior em 1204,25, atingindo o maior patamar em 14 meses. Mais uma sessão em que se confirma a máxima: fundamentos não mudam de um dia para o outro. E o melhor é que alguns players do mercado reportam: o mercado de soja mudou depois que o trigo e o milho subiram. Sim, o movimento dos grãos contribuiu, mas o cenário de demanda para a soja e o risco climático inerente a safra sul-americana está presente. E mais do que isso: ninguém viu o dólar perdendo força com o cenário econômico e fiscal nos EUA deplorável? A briga por área é mais um componente. Além disso, os estoques nos EUA estão essencialmente apertados. Depois de toda esta alta do mercado não adianta mais!!!! 

Declarações a parte, esteja atento ao vencimento de opções na sexta-feira, com elevado volume de contratos em aberto sobre os 1200 novembro. Tecnicamente, Chicago novembro rompeu topo anterior em 1204,25 e encontra resistência em 1215 e 1232 no curto prazo. Configuração osciladores e rastreadores segue positiva. Na BM&F maio/11 com resistência em 27,95 e suporte em 27,50.

Confira a análise completa: sojamilho2010.pdf

Fonte: XP Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco
Soja sobe forte em Chicago com dólar em queda, rumores de volta da greve na Argentina e dúvidas sobre o clima nos EUA
Preços da soja disparam mais de 2% em Chicago e fecham o dia acompanhando novas altas do farelo
Soja: Mercado sobe em Chicago nesta 5ª feira na esteira do milho e do trigo e da desvalorização do dólar
Preços da soja retomam fôlego e fecham 4ª em alta na Bolsa de Chicago, acompanhando o óleo