Soja- XP: realização de lucros derruba preços em Chicago

Publicado em 21/10/2010 22:20
Mercado em queda para a soja em Chicago acompanhando a movimentação dos grãos. Embora os dados de demanda externa muito positivos nos EUA, o mercado sucumbiu a realizações de fundos. A fraqueza dos mercados externo (energéticas e metálicas), assim como a recuperação do dólar favoreceu o movimento. 

Na manhã de hoje, o USDA reportou vendas de soja na última semana anterior em 2,017 mi. tons, acima das expectativas e superior também (14,3%) ao registrado no mesmo período de 2009. O destaque ficou por conta das compras chinesas que totalizaram 1,415 mi. tons. As vendas de farelo também demonstraram-se robustas. De qualquer forma, isto não foi suficiente para impedir a queda do mercado dada a movimentação externa e a pressão de colheita nos EUA, com elevado fluxo de vendas por parte do produtor, pressionando os prêmios no Golfo.

Efetivamente a questão demanda continuará sendo um fator de suporte macro ao mercado de soja, mas com a fraqueza das demais commodities agrícolas, a preocupação com a briga por área
safra nova EUA perde importância, pelo menos momentaneamente. Modelos confirmando bons volumes de chuvas sobre o centro-oeste brasileiro nos próximos dias, contribuem a pressão de hoje sobre o mercado. 

Tecnicamente, novembro CBOT trabalha com resistências entre 1213 e 1215 e suportes em 11200, ou abaixo em 1195. Configuração macro permanece altista. Na BM&F, maio/11 atingiu nova máxima hoje, testando primeira expansão de Fibonacci em 27,95, mas sem sustentação para fechar acima dada a fraqueza externa. No curto prazo, suportes em 27,20 e 27,35. Resistência no topo em 28,10.

Confira a análise completa: sojamilho2110.pdf

Fonte: XP Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª