TRIGO: Confira o rendimento por área e qualidade do trigo paranaense colhido até então

Publicado em 20/09/2012 12:10
Chegamos a um momento delicado da  produção paranaense de trigo , neste momento com 41% da área já colhida e com mais da metade das lavouras restantes (34% do total plantado) em período de floração, chegamos ao momento crucial aos rendimentos das regiões de colheita mais tardia. Caso as chuvas não ocorram na quantidade necessária podemos ter perdas. Na contramão, ao mesmo tempo que temos chuvas previstas a partir de quarta-feira no Estado, apenas 7% das lavouras encontram-se em maturação, resguardando a qualidade de armazenagem e valores de falling number dos lotes nesta condição.
 
Segundo comentários de técnicos da SEAB-PR produtores que apresentam lavouras em maturação encontram-se já se planejando para adiantar a  colheita do trigo . Quanto aos rendimentos temos relatos de 2.230 a 2.980kg/ha em Jacarezinho, com 5% dos lotes em más condições (mais precoces) e o restante em excelente qualidade. Cornélio Procópio com rendimento média segundo a secretaria em 2.480 kg/ha. Primeiras lavouras colhidas na regional dos Campos Gerais apresentam excelentes rendimentos 3.300 a 3.400 kg/ha. Finalmente Laranjeiras do Sul, também com colheita rotineiramente mais tardia apresenta primeiros lotes com rendimento entre 2.980 – 3220 kg/ha.
 
Quanto à qualidade vemos neste instante Oeste com ph acima de 80 e colheita praticamente finalizada. Laranjeiras do Sul com ph 78 a 84. Vale lembrar que ao contrário do que muitos imaginam o ph indica somente o rendimento de moagem destes lotes (maior ph mais farinha).
 
Atributos como força de glúten, falling number (atividade enzimática), estabilidade, absorção, cor e relação p/l são números que definem o valor a ser pago pelos moinhos. Relatos recente de moinho de Oeste paranaense a AF News Análises apontava bons valores de cor, ph e força de glúten ao  trigo  daquela região, porém a relação p/l não possibilitava a utilização destes lotes à produção de farinhas de trigo para massas. Lembrando que este era o relato de algumas amostras que apenas um moinho da região havia avaliado, não servindo como amostragem para definir um padrão local.      
 
Em conjunto com parceiros, em breve traremos novidades sobre os ensaios de cultivares deste ano safra, importante referencial à qualidade industrial das lavouras cultivadas.    

Confira a matéria na íntegra no site da AFNews

Fonte: AFNews

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo lidera alta dos grãos em Chicago com foco em ataques russos na Ucrânia
Rússia corta área de trigo em meio à queda das margens dos produtores, diz Sovecon
Trigo termina em alta em Chicago após oscilar perto de mínimas do contrato
Grupo de moagem sul-coreano compra 50 mil t de trigo dos EUA, segundo operadores
Trigo se recupera com cobertura de posições vendidas
Trigo atinge mínimas do contrato na Euronext, com força do euro e concorrência argentina