Trigo paulista com fortes altas, maior parte dos produtores não se beneficiam

Publicado em 23/01/2013 09:10
415 exibições
Preços pagos ao produtor paulista impressionam pelos altos preços pedidos, variações anuais e mensais nas praças comumente acompanhadas superam os 50% de aumentos. Ainda assim área plantada de trigo paulista segue em queda, fazendo com que as altas tornem-se apenas nominais.
Nas praças de Avaré e Assis-SP observamos altas de 6,6 e14,3% no mês. No ano as altas são ainda mais expressivas, com 69 e 51% respectivamente. Observamos isto infelizmente em um ano em que a produção do Estado encontra-se bem abaixo dos anos anteriores, algo que sinaliza que poucos produtores acabam sendo agraciados com estas valorizações. Cotações variam entre R$ 39 e R$ 46/sc neste momento.
Quanto à área paulista de trigo temos estimativa atual em 32 mil hectares, redução anual de 31,9%. A competição por área no Estado se acirra com o aumento da área de soja e o consequente aumento na disputa por área na safrinha com o milho. A produção local foi de 81,7 mil toneladas, mesmo com a capacidade instalada no Estado estar prevista em 1,9 milhões de toneladas em 2010 segundo a ABITRIGO.
Isso traz grande dependência da importação no Estado, não só do exterior como de Estados do Sul e Centro-Oeste do país.

Confira mais informações no site da AF News
Tags:
Fonte: AF News

Nenhum comentário