Trigo paulista com fortes altas, maior parte dos produtores não se beneficiam

Publicado em 23/01/2013 08:10
Preços pagos ao produtor paulista impressionam pelos altos preços pedidos, variações anuais e mensais nas praças comumente acompanhadas superam os 50% de aumentos. Ainda assim área plantada de trigo paulista segue em queda, fazendo com que as altas tornem-se apenas nominais.
 
Nas praças de Avaré e Assis-SP observamos altas de 6,6 e14,3% no mês. No ano as altas são ainda mais expressivas, com 69 e 51% respectivamente. Observamos isto infelizmente em um ano em que a produção do Estado encontra-se bem abaixo dos anos anteriores, algo que sinaliza que poucos produtores acabam sendo agraciados com estas valorizações. Cotações variam entre R$ 39 e R$ 46/sc neste momento.
 
Quanto à área paulista de trigo temos estimativa atual em 32 mil hectares, redução anual de 31,9%. A competição por área no Estado se acirra com o aumento da área de soja e o consequente aumento na disputa por área na safrinha com o milho. A produção local foi de 81,7 mil toneladas, mesmo com a capacidade instalada no Estado estar prevista em 1,9 milhões de toneladas em 2010 segundo a ABITRIGO.
 
Isso traz grande dependência da importação no Estado, não só do exterior como de Estados do Sul e Centro-Oeste do país.

Confira mais informações no site da AF News
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AF News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário