Plantio direto no Brasil completa 40 anos

Publicado em 14/05/2013 08:49
Por Carlos Pitol, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1981), especializado em manejo do solo e do estado nutricional de plantas pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE, 1999). Atua como pesquisador do setor de Fitotecnia Soja da Fundação MS.
O início do sistema plantio direto no Brasil acaba de completar 40 anos, sendo considerado o grande responsável pela verdadeira revolução que se processou na agricultura brasileira. Apesar do descrédito inicial em relação a sua viabilidade e eficiência, estes são aspectos incontestáveis hoje.

A erosão do solo que era a grande tragédia que assolava a agricultura brasileira e comprometia o seu futuro deixou de ser problema quando o plantio direto passou a ser largamente adotado pelos agricultores do nosso país.

Para comemorar os 40 anos deste sistema de cultivo, a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha - FEBRAPDP realizou um evento solene no dia 30 de abril passado, no Parque de Exposições de Londrina-PR. Antecedendo este evento, a Universidade Estadual de Londrina - UEL, concedeu o título de "Doutor Honoris Causa" pelos relevantes serviços prestados à agricultura brasileira ao agricultor Herbert Bartz, um dos pioneiros do plantio direto no Brasil.

No Estado de Mato Grosso do Sul, o sistema passou a ser adotado no começo da década de 80, mas evoluiu com muitas dificuldades e problemas até a criação da Fundação MS, em 1992. A primeira missão desta foi desenvolver o próprio plantio direto no estado, o que foi feito com muita determinação e deu à Fundação um lugar de destaque, sendo reconhecida nacionalmente pelo importante trabalho realizado.

O plantio direto na palha possibilitou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias e sistemas de produção agrícola, que resultaram na grande competitividade e eficiência da agricultura e pecuária brasileira. Sem dúvidas, não fosse esta nova forma de cultivo, a nossa agricultura não teria atingido o nível atual. Reconhecer a importância que teve o plantio direto para a nossa agricultura é a forma de valorizar quem contribuiu para o seu desenvolvimento.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário