A França pode viver sem a soja brasileira?, por Evaristo de Miranda, Embrapa Territorial

Publicado em 13/01/2021 10:53

Fiz meus estudos de agronomia na França, mestrado e doutorado. Conheço razoavelmente e in loco sua agropecuária. Já visitei plantios de soja na França e na Europa (vale do Danúbio e Croácia, principalmente). Três esclarecimentos são pertinentes sobre a provocação do presidente Macron sobre a soja e a Amazônia.

1 – Hoje cerca de 10% da soja brasileira é produzida nas lindes do bioma Amazônia. Como já disse a ABIOVE, toda ela está desvinculada do processo de desmatamento desde 2008.

2 - Em números redondos, a União Europeia importa cerca de 13 milhões de toneladas de soja por ano, dos quais uns 5 milhões vão para França. Desse total, cerca de 87% destina-se à alimentação de animais: aves e ovos (50%), suínos (24%), vacas leiteiras (16%), bezerros (6%) e peixes, sobretudo salmão (4%). Mais de 90% da soja importada dos EUA, Brasil e Argentina é OGM. A França consome cerca de 160 kg de soja por segundo.

3 – A produção atual de soja da França é cerca de 200.000 t/ano, 5% de sua demanda. Plantada sobretudo na região Sudoeste, cerca de ¾ dessa soja é irrigada e custa caro. O aumento do preço dos adubos nitrogenados levou muitos produtores a trocarem o milho irrigado pela soja. A produtividade fora das áreas irrigadas é baixa. No total, são cerca de 40.000 ha. Seria necessário plantar mais uns 2 milhões de hectares de soja na França para a autossuficiência. Quem cederá 2 milhões de hectares para a soja? Os cereais, a beterraba ou a fruticultura? Affaire à suivre, sem muita preocupação ou urgência.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Evaristo de Miranda

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elízio Carlos Cotrim Uberaba - MG

    O Dr. Evaristo não respondeu à pergunta proposta! ... Pela explanação dele, ficou claro que, dificilmente a França produzirá soja para sua autossuficiência. Por outro lado, como a União Européia importa mais de 90% dos USA, significa que a França poderá muito bem viver sem a soja brasileira, considerando que ainda existem países produtores de soja, como Argentina, Paraguai, ... e ainda outras fronteiras para produção de soja, em expansão na África.

    26
    • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

      Deixem a França para os franceses, nao vamos nos estressar...com eles.

      2
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      Da França só viagens maravilhosas ....e a Guiana Francesa! Última colônia existente na América do Sul, um vestígio do passado ainda presente neste canto do mundo e uma perigosa peça geopolítica contra os interesses brasileiros.

      1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Eu acho que o Guedes deveria ficar atento à balança Brasil/França

      0
    • elaine aparecida carvalho grade mancini Cambé - PR

      E nos deveriamos boicotar produtos e empresas francesas, como ja falei em outra ocasiao.

      0