Um bom momento para suinocultura

Publicado em 21/09/2010 17:37

Estamos vivendo um bom momento na atividade suinícola, os preços do suíno estão nos patamares aceitáveis para termos uma margem razoável de lucratividade. A procura de suínos por parte dos frigoríficos tem-se intensificado, fazendo assim com que o produtor tenha sua rentabilidade garantida.  Alguns fatores que fizeram os preços se elevarem e que a partir de agora farão uma manutenção por um longo período. O abate elevado de matrizes bovinas (vacas) pelo baixo preço da carne há alguns anos é um fator, os preços da carne de gado estão em alta devido à escassez de animais para abate.
Outro fator importante é que milhões de pessoas entraram nas classes C e D, pessoas que, com um poder aquisitivo maior vão consumir proteína animal, ou seja, carne. Alguns países importadores da nossa carne estão aumentando consideravelmente os volumes exportados, como é o caso da Ucrânia, que tem forte demanda de consumo. As próprias campanhas de marketing têm feito o diferencial, juntamente com os novos cortes do dia-a-dia em pequenas porções para as novas realidades de mercado. Estes são alguns fatores que fizeram a elevação dos preços. Mas a pergunta é até quando vamos nos manter com margem de lucro na atividade?

 Se avaliarmos o volume de matrizes alojadas nos últimos anos no Brasil, o plantel está sendo mantido com um aumento em torno de 4%, o que não vem a ser um problema devido ao aumento de consumo, se olharmos um pouco mais longe, veremos que a produção de 2011 já está no campo, não tendo mudança significativa, ou seja, apenas um pequeno aumento devido a produtividade com as novas tecnologias e genética. Algo que vale a pena destacar e que muito se falou, discutimos sobre os mega projetos, mas que na verdade, a maioria deles nem saiu do papel, sabemos que houve uma concentração maior do setor, porém sem um real aumento das matrizes e tudo isso tende a se manter por um longo período, ou seja, não temos nenhuma previsão de aumento significativo de plantel até junho de 2012. 

 As próprias indústrias hoje estão focando suas atenções mais na gestão administrativa devido às aquisições e fusões que aconteceram para depois pensarem em aumentar seus plantéis, quando estão mais sólidas. Nós produtores temos que ter a consciência da importância da gestão nas nossas propriedades e nesse momento não podemos aumentar nosso plantel desordenadamente, temos que primeiro, investir em novas tecnologias e também no mais essencial de tudo, no bem estar familiar, dando uma maior qualidade de vida a nossa família, onde a partir daí, teremos com certeza uma melhor remuneração sobre a nossa atividade.      

LOSIVANIO LUIZ DE LORENZI

PRESIDENTE DA ACCS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Losivanio Luiz de Lorenzi

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário