Soja: Análise da Cadeia de Suprimento Global, por Liones Severo

Publicado em 13/10/2014 09:34 e atualizado em 05/03/2020 17:07
Liones Severo é consultor de mercado do SIMConsult.

Existe um consenso midiático que a  ´oferta volumosa pela grande safra de soja norte-americana`  será capaz de afetar drasticamente o desempenho dos preços na safra de soja 2014/15.  Técnica ou mercadologicamente somente o consumo pode determinar a dimensão da oferta, a qual não se qualifica como medida completa . Quando se produz é para alguém consumir e se não houver a figura do consumidor para a este mesmo produto, a oferta praticamente deixa de existir ou simplesmente desaparece sem ter função. Portanto, se a oferta existe a partir da solicitação do consumo ela não é causa, mas sim efeito e o desempenho do consumo torna-se determinante à formação do preço, neste caso da soja. A malversação desse conteúdo é uma proposta tecnicamente descabida.
 
A única referência que se pode fazer neste momento, sobre a grande safra de soja norte-americana é que houve um aumento significativo na produção em números absolutos. Safra recorde é uma redundância porque todas as safras necessariamente precisarão ser recordes, desde que existe demanda constituída com continuada expansão a cada ano safra. Portanto, trata-se apenas de uma afirmação acadêmica.
 
Quando se aumenta a oferta de um produto é porque existe um apelo do consumo. Ninguém aumenta a produção de um produto se não existe locação no mercado. Atualmente, vimos o aumento da safra de soja porque nos últimos 3 anos, as safras norte-americanas e brasileiras foram suficientes para atender apenas 6 meses do consumo. Foi perfeitamente constatado que houve crises de escassez nesses países produtivos nos últimos 3 anos. Escapa a percepção dos participantes do mercado que houve uma forte solicitação da demanda para que os norte-americanos aumentassem a produção de soja e assim está acontecendo. Agora, dizer que a produção oferecerá sobras/estoques é uma afirmação completamente teórica até a aferição da demanda para esse aumento de produção.

Leia a íntegra do comentário de Liones Severo no site do SIMConsult.

Tags:

Fonte: SIM Consult

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto