Soja: Por que o preço precisa voltar para US$ 15,00? Por Liones Severo

Publicado em 15/10/2014 17:59

Falta pouco para o mundo entender que é melhor ter a soja ao preço de US$ 15,00 por bushel e tornar a oferta abrangente e fluida, do que sonegar sua valiosa proteína para a reposição dos rebanhos a nível mundial. A proteína da soja é destacadamente a mais barata comparada a qualquer similar e, a falta desta resulta numa demanda robusta pela carne processada, cujos preços batem recordes e já está afetando o suprimento em muitos países, inclusive no Brasil. 

É perfeitamente compreensível que os preços da carne processada alçou um preço muito mais elevado de quando a soja e o farelo de soja marcaram os preços recordes nos últimos 3 anos. A escassez de soja está resultando no desequilíbrio do final da cadeia do consumo que atinge a produção de carnes e lácteos e tornam os preços mais danosos para as economias globais do que propriamente produzir o principal insumo alimentador dos rebanhos, o farelo de soja, mesmo com os preços mais elevados. Faltou produto para a reposição de animais e aves de acordo com a necessidade e o crescimento do consumo global.
 
A falta de carne processada irá se recorrer na produção de frangos que apronta em apenas 42 dias. Entretanto, a produção de frangos é a que consome a maior quantidade de soja. Para produzir 1 quilo de frango é necessário 575 gramas de soja, 1 quilo de ovos 307 gramas, 1 quilo de suíno 263 gramas e 1 quilo de carne gado precisa de 173 gramas de soja. Portanto, a recorrência de suprimento rápido através da produção de carne de frango deverá agravar ainda mais o consumo de soja ou farelo de soja.

Leia a íntegra do artigo de Liones Severo no site do SIMConsult.

Tags:

Fonte: SIM Consult

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações do agro com resultados impressionantes, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Meio ambiente: Nós protegemos! Por José Zeferino Pedrozo
Que Momento Impressionante ao Agronegócio, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
Boas Condições para 2021 ser Ano de Tratoraço no Agro, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves
A Encruzilhada: Contingenciamento das exportações ou Convulsão Social? Por Eduardo Lima Porto