Previsão do Tempo: Semana de chuva volumosa no Sudeste

Publicado em 14/01/2013 17:13
1323 exibições
* A passagem de uma nova frente fria vai intensificar as áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste a partir da quinta-feira (17). A Figura 1 mostra os acumulados de chuva entre os dias 15 e 19 de janeiro. É possível observar que o volume pode chegar a até 200 mm nas regiões da zona da mata mineira e no Vale do Rio Doce.

* A passagem dessa frente também favorecerá a formação de nuvens carregadas no centro-oeste da Bahia, com acumulados superiores a 100 mm.

Figura 1 - Previsão de chuva acumulada para o período entre 15 e 19 de janeiro

Clique aqui para ampliar!

* No período entre 20 e 24 de janeiro espera-se muita chuva na faixa entre Mato Grosso e a Bahia (Figura 2). Na Região Sul, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e na faixa entre Roraima e o norte do Nordeste, o predomínio será de sol, com pancadas isoladas de chuva que não acumulam valores expressivos.

Figura 2 - Previsão de chuva acumulada para o período entre 20 e 24 de janeiro

Clique aqui para ampliar!

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Temporais do Norte ao Sudeste do país

* A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul favoreceu a formação de nuvens bastante carregadas desde a Região Norte até a Região Sudeste ao longo da última semana. No dia 10 de janeiro, a estação do Inmet na cidade de Ariquemes, localizada no norte de Rondônia, registrou 118 milímetros no período entre 11 horas da manhã e 19 horas. Na cidade de Alto Taquari, no sudeste de Mato Grosso do Sul, foram acumulados 139,4 mm entre as 22 horas do dia 10 de janeiro e as 2h do dia 11.

*O sol forte e o tempo seco marcaram a semana passada em Roraima, no Espírito Santo, no leste de Minas Gerais e em grande parte da Região Nordeste.

Figura 3 Chuva acumulada no período entre 07 e 13 de janeiro de 2013

Clique aqui para ampliar!

Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário