Previsão do Tempo: Pouca chuva para o centro-sul do Brasil

Publicado em 21/01/2013 17:52
1365 exibições
* Nesta semana as chuvas fortes e volumosas (que acumulam mais de 100 mm) vão se concentrar no norte e no oeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no leste de Mato Grosso, na Bahia, no sul Piauí, no Tocantins, no sul do Pará, no Acre e no leste do Amapá.

* Já em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, o predomínio será de sol nesta semana e a chuva vai acontecer na forma de pancadas isoladas, que ocorrem principalmente entre o meio da tarde e o início da noite.

* No Sul do Brasil, uma nova frente fria chega à Região na sexta-feira. No entanto, este sistema avança rapidamente e não há expectativa para chuvas volumosas. A Figura 1 indica volumes de apenas 02 a 30 mm.

Figura 1 Previsão de chuva acumulada para o período entre 22 e 26 de janeiro

Clique aqui para ampliar!

* No período entre 27 e 31 de janeiro, as condições do tempo não mudam muito. No Sul do país, a previsão é de pouca ou nenhuma chuva. Já entre Minas Gerais e o Acre, as pancadas de chuva acontecem com frequência e por vezes têm forte intensidade. Algumas localidades devem acumular volumes acima de 100 mm. No Nordeste, a chuva diminui.

Figura 2 Previsão de chuva acumulada para o período entre 27 e 31 de janeiro

Clique aqui para ampliar!

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva no centro-norte do Brasil

* No começo da semana passada a Zona de Convergência do Atlântico Sul provocou chuva frequente e volumosa entre o Sudeste  e o sul da Região Norte.

* No Nordeste, áreas de instabilidade também provocaram chuvas frequentes no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia.

* No Sul do País, choveu de forma significativa para a agricultura, apenas no norte do Paraná.

Figura 3 Chuva acumulada no período entre 14 e 20 de janeiro de 2013

Clique aqui para ampliar!

Tags:
Fonte Climatempo

Nenhum comentário