Previsão do Tempo: Frente fria provoca chuva na Região Sudeste

Publicado em 25/02/2013 11:47
985 exibições
* Esta semana começou com uma frente fria sobre o Sul do Brasil. Na terça-feira (26), este sistema já começa a avançar sobre o Sudeste e vai mudar o tempo na Região. Até o final da semana, volumes de chuva acima de 100 mm podem ser registrados em áreas de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

* À medida que a frente fria se afasta do Sul, uma grande massa de ar seco de origem polar avança sobre a Região e provoca queda de temperatura. Na madrugada de quarta-feira (27), algumas cidades podem registrar temperatura abaixo de 10°C.

* No Centro-Oeste, a frente fria também irá favorecer a formação de áreas de instabilidade. Em todos os Estados e no Distrito Federal, as pancadas de chuva vão acontecer com frequência nesta semana.

* No Norte, as chuvas seguem acontecendo com frequência na maior parte da Região.

* No Nordeste, as chuvas mais significativas são previstas para o Maranhão, o Piauí, o norte do Ceará e o oeste da Bahia.

Figura 1 Previsão de chuva acumulada para o período entre 26 de fevereiro a 02 de março

Clique aqui para ampliar!

* No período de 03 a 07 de março, muita chuva é prevista para o oeste e o norte do Paraná, o sudeste de Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo.

Figura 2 Previsão de chuva acumulada para o período entre 03 a 07 de março

Clique aqui para ampliar!

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Tempo seco em grande parte do Sudeste

*A semana foi de sol e muito calor na Região Sudeste. Pancadas de chuva de verão se concentraram no Estado de São Paulo, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas da Região, o predomínio foi de tempo seco.

* Já no Norte do país, chuvas frequentes e volumosas foram observadas sobre a maior parte da Região.

* No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocou chuva no norte da Região. Áreas de instabilidade vindas do mar também provocaram chuvas frequentes sobre as praias da Bahia, principalmente as do litoral sul. No oeste baiano, voltou a chover de forma rápida.

* No Centro-Oeste, as chuvas aconteceram com frequência sobre o Mato Grosso, o que tem impedido a colheita da soja e o plantio da safrinha.

* No Sul do país, a passagem de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, provocou temporais nas áreas próximas ao Uruguai.

Figura 3 Chuva acumulada no período entre 18 e 24 de fevereiro de 2013

Clique aqui para ampliar!



Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário