Previsão do Tempo: Nova frente fria chega ao Sudeste no início desta semana

Publicado em 11/03/2013 12:01
1049 exibições
* Uma frente fria vinda do Sul chegou ao Sudeste no início desta semana. A instabilidade enfraqueceu, mas ainda deve ocorrer chuva moderada a forte na Região por conta desse sistema. Na quinta-feira passa outro sistema que deve reforçar as nuvens carregadas e há previsão de muita chuva para o Sudeste nesta semana. Observam os na figura 2 que volta a chover forte no leste e no norte de Minas Gerais.

* Antes de chegar ao Sudeste esta frente fria passa pelo Sul e provoca temporais no norte e no noroeste gaúcho e em todas as áreas dos demais Estados o volume pode chegar a 150 milímetros entre os dias 12 e 14.

* No Centro-Oeste e no Norte as pancadas de chuva continuam regulares devido à influência dessa frente fria e do ar quente e úmido, mas a Região continua com temperatura elevada nos próximos dias.

* No Nordeste a chuva aumenta em parte da Região. Com o avanço da instabilidade pelo país, a chuva volta ao interior da Bahia e ao sul do Maranhão e do Piauí. O volume de precipitação no oeste e no sudoeste do Estado baiano pode ficar entre 70 e 100 milímetros nesta semana. O ar quente e seco deixa o tempo firme no leste da Região entre o Recôncavo baiano e o Rio Grande do Norte.

Figura 1 Previsão de chuva acumulada para o período entre 12 a 16 de março


* Entre 17 e 21 de março a instabilidade aumenta no Centro-Oeste e no sul do Pará, com risco de muitos temporais. A chuva diminui no Sul, no Sudeste e no Nordeste.

Figura 2 Previsão de chuva acumulada para o período entre 17 a 21 de março


Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Duas frentes frias influenciam o Sudeste nesta semana

* Na semana passada tivemos bastante sol e calor no Nordeste, mas voltou a chover no Maranhão, no norte do Piauí e em algumas áreas do leste nordestino.

* O norte de Minas continuou extremamente seco e quente. Nas demais áreas do Sudeste e no Centro-Oeste também tiveram muito sol e calor, mas houve registro de temporais de verão em pequenas áreas.

* A passagem de vários sistemas de baixa pressão e uma frente fria provocou muita chuva no Sul do Brasil. Os maiores volumes foram observados no oeste, centro e nordeste gaúcho e no oeste e no sul do Paraná os volumes variaram entre 70 e 100 milímetros.

* No Norte as áreas de instabilidade tropical provocaram muita chuva no oeste do Pará, no Amazonas e no Acre. Choveu nas outras áreas, mas com menos intensidade.

Figura 3 Chuva acumulada no período entre 04 e 10 de março de 2013

Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário