Previsão do Tempo: Semana deve ser de baixa umidade do ar e tempo aberto

Publicado em 05/08/2013 15:12
827 exibições

* Nesta semana, a maior parte do Brasil continua sob o domínio de uma grande massa de ar seco. Por quase todo o Centro-Oeste, o tempo segue bem aberto e com baixos índices de umidade do ar. Somente no fim da semana pode chover um pouco no sul de Mato Grosso do Sul. No Sudeste, um pouco de chuva é prevista nesta semana apenas para o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, o predomínio ainda será de tempo seco.

* Na Região Sul, uma nova frente fria avança e provoca pancadas de chuva que podem ser fortes, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Até o dia 10 de agosto, algumas cidades podem acumular em torno de 100 mm de chuva.

* No Nordeste, as chuvas mais significativas ainda são esperadas para a costa leste da Região e no Norte do país, as pancadas de chuva mais frequentes se concentram sobre Roraima, o norte do Amazonas e o noroeste do Pará.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 06 e 10 de agosto

Chuva acumulada entre 6 e 10 de agosto

* No período entre 11 e 15 de agosto, uma frente fria avança para o Sudeste e provoca um pouco de chuva na faixa leste da Região. Os maiores volumes previstos para este período são esperados para a faixa leste da Região Sul e o extremo norte do Brasil, como pode ser observado na Figura 2.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 11 e 15 de agosto

Chuva acumulada entre 11 e 15 de agosto

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Voltou a chover e a esfriar no Sul do Brasil

*  No fim da semana passada, uma nova frente fria chegou ao Sul do Brasil e provocou chuva e queda de temperatura. Os maiores acumulados foram registrados no sul do Rio Grande do Sul, na serra gaúcha e no interior de Santa Catarina. Na madrugada de segunda-feira (05 de agosto), houve registro de temperaturas próximas de zero grau nas serras gaúcha e catarinense.

* No Sudeste e no Centro-Oeste, o predomínio foi de uma grande massa de ar seco que deixou o tempo ensolarado, quente e com baixos índices de umidade do ar.

* No Nordeste, áreas de instabilidade vindas do mar provocaram pancadas de chuva na faixa leste da Região. No Norte do país, as chuvas mais frequentes e volumosas se concentraram sobre Roraima e o Amapá.

* A Figura 3 mostra os volumes de chuva que foram acumulados no Brasil entre os dias 29 de julho e 04 de agosto. 

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 29 de julho e 04 de agosto

Chuva acumulada nos últimos 7 dias

Tags:
Fonte: Climatempo

0 comentário