Previsão do Tempo: Semana de Chuva e frio para o centro-sul do Brasil

Publicado em 13/08/2013 08:32 e atualizado em 13/08/2013 09:06
953 exibições

* Uma nova frente fria avança sobre o Brasil nesta semana. Entre a terça e a quarta-feira, este sistema provoca chuva na Região Sul. Os maiores volumes previstos, de acordo com a Figura 1, devem ser observados sobre as serras do RS e de SC.

* Este sistema também vai levar um pouco de chuva para algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

*Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança sobre o país e derruba a temperatura. Entre o meio e o final da semana há condições para geada novamente sobre grande parte da Região Sul e o sul de Mato Grosso do Sul.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 13 e 17 de agosto

Chuva acumulada entre 13 e 17 agosto

* No período entre 18 e 22 de agosto, uma grande massa de ar seco predomina sobre a maior parte do Brasil. Pancadas de chuva são esperadas apenas para parte da Região Sul, o extremo norte do Brasil e a costa leste do Nordeste.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 18 e 22 de agosto

Chuva acumulada entre 18 e 22 de agosto

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana terminou gelada no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul

* Uma frente fria avançou sobre o Sul do Brasil e provocou chuva em grande parte da Região. De acordo com a Figura 3, podemos observar que os maiores volumes aconteceram sobre a serra gaúcha e o Estado de Santa Catarina.

* Esta frente fria veio acompanhada de uma massa de ar polar que provocou acentuada queda de temperatura em grande parte do país. O frio mais intenso, com ocorrência de geada, aconteceu na Região Sul e no sul de Mato Grosso do Sul. O ar polar conseguiu chegar até a Região Norte, provocando o fenômeno de friagem. Em cidades do Acre e de Rondônia, a temperatura no domingo caiu para valores em torno de 10°C.

* No Nordeste, a semana foi marcada por calor e as chuvas se concentraram na parte leste da Região, porém, com baixos acumulados.

​Figura 3: Chuva acumulada no período entre 05 e 08 de agosto

Chuvas acumulada nos últimos 7 dias

 

Tags:
Fonte: Climatempo

0 comentário