Previsão do Tempo: Mais chuva e frio para o Sul do Brasil

Publicado em 19/08/2013 08:58 e atualizado em 23/08/2013 09:07
353 exibições

* A semana começou com sol em quase toda a Região Sul, porém, uma nova frente fria avança a partir de quarta-feira (21) e provoca o retorno da chuva. Há risco de chuva e vento fortes. Até o fim da semana, os maiores volumes se concentram entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

* Este sistema vem acompanhado de mais uma massa polar que derruba a temperatura. A semana vai terminar com geada em algumas áreas do Rio Grande do Sul.

* No Sudeste, o ar seco e quente ganha força ao longo da semana, porém, a partir de sábado (21), a frente fria chega à Região e começa a mudar o tempo.

* No Nordeste, a semana será marcada por chuva frequente nas áreas do leste e do norte da Região. No Norte, os maiores volumes se concentram entre Roraima e o norte do Amazonas.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 19 e 23 de agosto

Chuva acumulada entre 19 e 23 de agosto

* E o mês de agosto vai terminar com muita chuva na Região Sul. Para o período de 24 a 28 de agosto, outra frente fria provoca chuvas fortes e que pode acumular mais de 100 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 24 e 28 de agosto

Chuva acumulada entre 24 e 28 de agosto

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Frio intenso voltou ao Sul do país

* Mais uma onda de frio atingiu o Brasil na semana passada. O frio mais intenso ocorreu na Região Sul, onde voltou a nevar e a gear. As perdas agrícolas são grandes, principalmente no Paraná.

* A massa de ar polar também provocou queda significativa de temperatura em parte do Sudeste e do Centro-Oeste e também no sul da Região Norte (no Acre e em Rondônia). A umidade também aumentou nessas áreas, mas choveu em poucas localidades e sem acumular volumes expressivos.

* Os maiores acumulados registrados no Brasil foram no extremo norte do país, entre Roraima e o noroeste do Pará. Na costa leste do Nordeste, voltou a chover de forma frequente.

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 12 e 18 de agosto

Chuva Acumulada nos últimos 7 dias

Tags:
Fonte: Agroclima

Nenhum comentário