Previsão do Tempo: Umidade aumenta no Centro-Oeste do Brasil nesta semana

Publicado em 03/09/2013 14:17
939 exibições

* Ainda estamos no inverno. A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, porém, aos poucos a umidade já começa a aumentar no Centro-Oeste. Inclusive, esta semana começou com fortes áreas de instabilidade sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul.

* No decorrer da semana a umidade aumenta também sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Na Figura 1 é mostrado o volume previsto, que ainda é baixo, mas já indica uma mudança de padrão climático.

* No Sul, a semana também começou com chuva e a temperatura irá nos próximos dias, mas não há previsão de frio intenso e a geada vai acontecer em pouquíssimas áreas.

* Uma frente fria chega ao Sudeste a partir de terça-feira (03) e provoca um pouco de chuva na Região.

Figura 1: Chuva acumulada no período entre 03 e  07 de setembro

Chuva acumulada entre 3 e 7 de setembro

* Para o período de 08 a 12 de setembro, não há previsão de grandes volumes acumulados no país, mas a tendência é que algumas pancadas de chuva ainda possam acontecer pelo Centro-Oeste. A umidade vai continuar mais elevada.

Figura 2: Chuva acumulada no período entre 08 e  12 de setembro

Chuva acumulada entre 8 e 12 de setembro

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Muita chuva e frio intenso no Sul do Brasil

* No começo da semana passada choveu de forma volumosa no Sul do Brasil. A chuva provocou enchentes no Rio Grande do Sul. A Figura 3 mostra os acumulados que foram registrados no período entre 26 de agosto e 01 de setembro.

* Além da chuva, uma forte onda de frio atingiu o centro-sul do país. Nevou mais uma vez no Sul, pela terceira vez no mês de agosto. No interior de São Paulo, a temperatura caiu abaixo de zero na cidade de Rancharia, no oeste do Estado, e em Ribeirão Preto chegou a fazer 4°C.

* No extremo norte do país, as pancadas de chuva aconteceram com frequência por causa do calor e da alta umidade do ar.

* A porção central do Brasil registrou pouca ou nenhuma chuva.

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 26 de agosto e 01 de setembro

Chuva acumulada nos últimos 7 dias

Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário