Previsão do Tempo: Semana de chuva na maior parte do Brasil

Publicado em 16/09/2013 15:01
1310 exibições

* Nesta semana o tempo muda na maior parte do Brasil. A massa de ar seco enfraquece e volta a chover em quase todo o Sudeste e Centro-Oeste. Com o avanço lento da frente fria, há previsão de bastante chuva em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul e Zona da Mata de Minas e centro-sul do Rio de Janeiro. O mapa abaixo mostra os valores de chuva esperados para essa semana:

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 17 e 21 de setembro

Chuva acumulada entre 17 e 21 de setembro

* Essa frente fria, assim como todas, vem acompanhada de uma massa de ar frio e seco, que abre o tempo no Sul, interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul a partir do meio da semana. Porém a temperatura cai bastante e há previsão de geada na quarta-feira para Rio Grande do Sul (exceto litoral), meio-oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Na quinta-feira o frio diminui, mas ainda pode gear no interior gaúcho. Veja a previsão da média de temperaturas mínimas na figura abaixo:

Figura 2: Média da temperatura mínima no período entre 17 e 21 de setembro

Média da temperatura mínima para 1ª pêntada

* Conforme nós vamos entrando na primavera, os períodos secos vão ficando cada vez menores, com a mudança na circulação dos ventos. Na próxima semana há expectativa de mais chuva para o Sul do Brasil e leste e sul de São Paulo. Já no leste do Nordeste a chuva diminui. A figura abaixo mostra a previsão de chuva acumulada na semana que vem:

Figura 3: Previsão de chuva acumulada no período entre 22 e 26 de setembro

Chuva acumulada entre 22 e 26 de setembro

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Calor intenso no centro-sul do Brasil

* Na semana passada o que mais chamou a atenção em relação às condições do tempo foi o calorão que fez no Sul do Brasil. Por exemplo, no dia 10 de setembro, a temperatura chegou aos 35°C em várias cidades do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,1°C em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, a maior temperatura na Região Sul. Em Santa Catarina, a maior temperatura foi de 31,4°C, em Urussanga, no sul do Estado. No Paraná, a maior temperatura foi de 34,5°C em Paranapoema, no noroeste do estado.

* No Sudeste o calorão foi mais intenso neste domingo. São Paulo e Rio de Janeiro tiveram a tarde mais quente do inverno, com temperaturas de 31 e 35ºC respectivamente. Valores altos de temperatura também foram observados no Centro-Oeste, Tocantins e interior do Nordeste. Além do calor, a baixa umidade do ar também causou desconforto. Praticamente todas as cidades do Sudeste e do Centro-Oeste e todo o interior nordestino tiveram umidades abaixo de 30%.

* Na sexta-feira, uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e ficou bloqueada, provocando bastante chuva. Durante o fim de semana o sistema avançou e nesta segunda-feira chegou entre Santa Catarina e Paraná. O mapa abaixo mostra os volumes de chuva acumulada nos últimos 7 dias, até ontem (domingo):

Figura 4: Chuva acumulada no período entre 09 e 15 de setembro

Chuva acumulada nos últimos 7 dias

* Outras áreas que também chama a atenção por causa da chuva são o leste do Brasil, entre o norte do Espírito Santo e da Paraíba. Um sistema de alta pressão atmosférica está praticamente parado no oceano, e favorece a ocorrência dos ventos que chegam carregados de umidade nessas regiões. Isso é comum nessa época do ano. O inverno brasileiro é a estação chuvosa da costa leste.

Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário