Previsão do Tempo: Semana vai terminar com chuva forte no RS

Publicado em 08/10/2013 17:45
1012 exibições

* Esta semana começou com mudanças no tempo na Região Nordeste. A chegada de uma nova frente fria ao sul da Bahia favoreceu a formação de áreas de instabilidade pelo interior da Região e, nesta segunda-feira (07), voltou a chover por várias localidades da Bahia, do Maranhão e do Piauí.

* No decorrer desta semana mais pancadas de chuva são previstas para a Região. A chuva deve ser mais volumosa principalmente na faixa litorânea entre a BA e AL.

* No Sul, o sol vai predominar em grande parte da Região nesta semana. Porém, a partir de sexta-feira, novas áreas de instabilidade começam a avançar sobre o oeste da Região. A semana deve terminar com temporais, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 08 e 12 de outubro

Chuva acumulada entre 8 e 12 de outubro

* No período de 13 a 17 de outubro, a chuva aumenta na Região Sul e também há previsão de chuvas fortes para o sul de Mato Grosso do Sul.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 13 e 17 de outubro

Chuva acumulada entre 13 e 17 de outubro

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi marcada por tempo instável em grande parte do Brasil

* Áreas de instabilidade e o avanço de uma frente fria provocaram chuvas frequentes em parte do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Temporais ocorreram em diversas cidades. Em Maringá, no norte do Paraná, os ventos chegaram a 111 km/h na quinta-feira, dia 03 de outubro.

* De acordo com a Figura 3, o acumulado de chuva superou 100 mm entre o Paraná e São Paulo.

* Apenas na Região Nordeste é que o tempo ficou muito seco e extremamente quente. Muitas cidades do interior da Região registraram temperaturas acima de 40 °C.

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 30 de setembro e 06 de outubro

Chuva acumulada nos últimos 7 dias

Tags:
Fonte: Climatempo

0 comentário