Previsão do Tempo: Semana muito fria no centro-sul do Brasil. Alerta de geada

Publicado em 06/06/2016 15:27
708 exibições

* Duas massas de ar polar vão avançar pelo Brasil nesta semana e derrubam cada vez mais a temperatura com o passar dos dias. Toda a Região Sul fica em alerta para a formação de geada. Há condições para geada forte, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Também não se descarta a possibilidade de geadas isoladas no final da semana em MS e em SP. 

* O vento polar vai chegar até o sul do Região Norte e irá provocar o fenômeno de friagem no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas entre a quarta (08) e a quinta-feira (09).

* A Figura 1 mostra um mapa com a média de temperatura mínima prevista para esta semana. 

Figura 2

* A massa de ar polar vai inibir a formação das áreas de instabilidade  e a chuva diminui em SP e em MS a partir de quarta-feira (08).  No RJ, no ES e no leste de MG, há possibilidade de chuva forte no decorrer da semana. 

* A Região Nordeste terá uma semana com predomínio de sol, muito calor e pouca chuva, que se concentra no extremo norte da Região. 

* Na Região Norte, há previsão de muita chuva para o Amazonas.

Figura 3

* No período entre 12 e 16 de junho, o frio diminui e volta a chover no PR.

Figura 4

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Muita chuva no Estado de São Paulo

* A semana passada foi marcada pela convergência do vento entre SP, PR e MS,  que favoreceu a formação frequente de áreas de instabilidade. A chuva aconteceu com frequência nesses Estados. Podemos observar na Figura 4 que os maiores volumes foram registrados em São Paulo. Em apenas 5 dias  de junho, choveu mais do que o normal para esta época em quase todo o Estado paulista. Em várias localidades ocorreram temporais com granizo e vendaval.

* Na costa leste do Nordeste, também choveu de forma intensa no começo da semana entre Alagoas e a Paraíba.

* No Norte, a chuva frequente e volumosa se concentrou no extremo norte da Região, especialmente em Roraima.

Figura 1

Fonte: Climatempo

0 comentário