Previsão do Tempo: Agosto começa com tempo seco em grande parte do País

Publicado em 02/08/2016 11:34
350 exibições

O mês de Agosto começa seco na maior parte do País. A região Centro-Oeste, o interior do Nordeste e as áreas mais ao sul da região Norte, seguem ainda sob a influência de uma forte massa de ar quente e seco, que impede a formação de nuvens de chuva, mantendo o tempo ensolarado e firme.

* No Nordeste, só ocorrem alguns eventos de chuva no litoral e localidades próximas.

*No Norte, os maiores volumes de chuva continuam concentrados no norte do Amazonas e em Roraima, onde são esperados, de maneira geral, entre 30 e 50mm.

*Uma frente fria passa no início desta semana no Sul do país, mas só provoca chuva mais significativa no RS. Novas instabilidades se formam entre quarta-feira e quinta-feira e volta a chover no interior de Santa Catarina e no centro-norte gaúcho. A semana vai terminar com chuva ainda no Rio Grande do Sul, com a chegada de uma nova frente fria. No Paraná, o ar seco vai predominar ao longo de toda esta semana. As temperaturas também caem entre terça-feira e quarta-feira em toda a Região, mas esta onda de frio dura pouco tempo e já por volta da quinta-feira volta a esquentar.

*No Sudeste, só há mudança significativa no tempo entre o leste de SP, o RJ, leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, com a passagem de uma frente fria pelo mar. Os ventos marítimos, associados a um sistema de alta pressão atmosférica de origem polar, voltam a influenciar o tempo sobre estas localidades, provocando queda de temperatura e chuviscos em algumas áreas. Só volta a esquentar nestas áreas no fim de semana.

Figura 2

 * Na semana que vem são esperados grandes volumes de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Volta a chover também de forma mais significativa sobre Santa Catarina e Paraná. Em áreas do sul e oeste de Mato Grosso do Sul também há previsão de chuva, porém com baixos acumulados. No Nordeste a chuva continua concentrada na costa, enquanto no Norte, entre o norte do Amazonas e Roraima. O restante do País segue seco.

Figura 3

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi de tempo seco na maior parte do Brasil

A última semana foi marcada por tempo seco em grande parte do País. Como é possível verificar no mapa a seguir, apenas os extremos do Brasil continuaram recebendo chuva, porém com baixos acumulados, de maneira geral.

*No Norte, a chuva continuou concentrada entre o norte do Amazonas e Roraima e os acumulados chegaram a até 70mm em algumas localidades. Em Rondônia, no Acre, sul e leste do Amazonas, no Tocantins e em grande parte do Pará, o tempo continuou firme, com temperaturas muito elevadas durante a tarde e umidade relativa do ar baixa, com índice abaixo dos 30%. Já as temperaturas têm passado facilmente dos 35 graus nestas áreas.

*No Sul do país, um ciclone extratropical provocou forte agitação marítima e ventania. A chuva atingiu mais o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense, mas não foram acumulados grandes volumes. Após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar polar provocou queda acentuada de temperatura na Região e geada generalizada.

*No Sudeste, a frente fria passou mais afastada em alto-mar e só conseguiu provocar chuviscos na faixa leste paulista, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul e leste mineiros. A temperatura também caiu nestas áreas, mas o frio não foi tão intenso e duradouro quanto na semana anterior (entre 18 e 22).

*Já na região Centro-Oeste o ar seco predominou e garantiu dias ensolarados e com temperaturas elevadas. Além disso, a umidade relativa do ar ficou baixa durante as tardes, com o índice abaixo dos 20% em diversas áreas da Região. Apenas em Mato Grosso do Sul, houve uma queda significativa de temperatura, devido à influência do ar polar, mas que também não se estendeu por muito tempo.

*Pelo Nordeste, o ar seco predominou sobre o interior, enquanto  no litoral e na faixa leste da Região, devido à infiltração marítima,  choveu de forma isolada.

Figura 1

Fonte Climatempo

Nenhum comentário