Previsão do Tempo: Frente fria, ciclone e ar polar atuam no centro-sul do BR nesta semana

Publicado em 12/09/2016 15:58
407 exibições

* A partir de terça-feira (13), uma nova frente fria começa a avançar pelo Brasil. A maior influência deste sistema será na Região Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Ao longo da semana ocorrem pancadas de chuva nessas áreas. Não há expectativa de chuva muito volumosa, mas há risco de temporais isolados.

* Novamente, um novo ciclone extratropical irá atuar ao largo do litoral gaúcho e, entre a terça (13) e a quarta-feira (14), há risco de ventania neste Estado e também no sul e no leste de Santa Catarina.

* Mais uma massa de ar polar irá influenciar o tempo no centro-sul do Brasil a partir de quinta-feira (15) e há risco de geada nas serras de SC e do RS, no planalto catarinense e no sul do PR.

* No Centro-Oeste, apesar do modelo (Figura 2), não indicar chuva para a maior parte da Região, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente em Mato Grosso do Sul entre a terça (13) e a quarta-feira (14), devido a passagem da frente fria.

* No Nordeste, ao longo da semana, ocorrem chuvas de fraca a moderada intensidade no litoral leste da Região e também em áreas da Zona da Mata e do Agreste. Na maior parte do interior nordestino, o tempo continua extremamente quente e seco.

* No Norte, as chuvas mais frequentes e volumosas, acontecem em áreas de Roraima, do Amazonas e do Acre.

Figura 2

* No período entre 18 e 22 de setembro, pouca chuva é prevista para o Brasil.

Análise das condições do tempo na última semana: Mais uma onda de frio atingiu o centro-sul do BR

* A primavera se aproxima, mas as massas de ar polar ainda estão chegando com frequência ao Brasil. Na semanas passada, aApós a passagem de uma frente fria, a temperatura caiu de forma acentuada na Região Sul, em Mato Grosso do Sul e em parte do interior de São Paulo. Em algumas cidades do Paraná e da Serra de Santa Catarina, a temperatura caiu abaixo de zero. Em Rancharia, no oeste paulista, fez apenas 1,5°C na quinta-feira (08).

* Antes do frio, ocorreram as pancadas de chuva. Os volumes acumulados podem ser observados na Figura 1. Como a frente fria foi muito rápida, os volumes acumulados não foram muito elevados, mas ocorreram temporais isolados.

* Um ciclone extratropical se formou no mar, ao largo do litoral gaúcho, e provocou muita ventania neste Estado ao longo da semana.

* Na Região Norte, o calor e a alta umidade favoreceram a ocorrência de pancadas significativas de chuva entre Roraima, o Pará e o Amazonas.

* No Nordeste, a semana foi marcada por sol e calor. Choveu um pouco pela faixa leste da Região e no Maranhão.

Figura 1

Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário