Previsão do Tempo: Frente fria provoca chuva forte no Sudeste nesta semana

Publicado em 19/09/2016 14:48
368 exibições

* Mais uma rápida frente fria avança pelo litoral da Região Sudeste nesta semana. Na segunda-feira (19), há risco de chuva forte no Estado de SP, principalmente na divisa com o PR e nas localidades do leste e do nordeste do Estado. Entre terça (20) e quarta-feira (21), há risco de temporais isolados no Sul de Minas, na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Rio Doce, no interior do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

* A partir do dia 22, esta frente fria avança para a Bahia e irá favorecer a formação de algumas nuvens de chuva pelo Nordeste. No entanto, a chuva será isolada e passageira. Na Figura 1, podemos observar que os acumulados previstos ainda são muito baixos para a Região.

* Entre os dias 22 e 24, também há possibilidade de chuvas isoladas, para o Tocantins. Os maiores volumes de chuva na Região Norte são previstos para o Acre, o Amazonas, Rondônia e Roraima.

* No Sul, esta semana começou com temporais no Paraná, mas a partir do dia 20, o tempo volta a secar em toda a Região. Mais uma massa de ar polar pode provocar geada na serra do Rio Grande do Sul e na serra e no planalto de Santa Catarina no dia 20.

* No Centro-Oeste, a semana começou com temporais em Mato Grosso do Sul, mas o tempo passa a ficar seco no Estado a partir de terça-feira (20). Já nas outras áreas do Centro-Oeste, a semana terá tempo abafado e pancadas de chuva. O maior risco de chuvas fortes e mais generalizadas é para Mato Grosso.

Figura 2

* No período entre 25 e 29 de setembro, o tempo fica seco no centro-sul do Brasil, mas ocorrem pancadas de chuva entre o Espírito Santo e o sul da Região Norte.

Figura 3

Análise das condições do tempo na última semana: Frente fria, ciclone e massa polar marcaram a última semana

* Um grande ciclone extratropical provocou chuva forte e ventania no Sul do Brasil na semana passada. A Figura 3 mostra que foram acumulados volumes bastante significativos de chuva em algumas áreas da Região.

* A frente fria associada a este sistema passou rapidamente pelo Sudeste, provocando pancadas isoladas de chuva e veio acompanhada de mais uma massa de ar polar que derrubou a temperatura entre o Sul do Brasil e algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. No interior do PR e em algumas cidades do alto da serra catarinense, houve registro de temperatura abaixo de zero. Em Barra do Turvo, no sul paulista, a temperatura mínima no dia 15, foi de apenas 2,7°C.

* No Nordeste, a semana foi marcada por muito calor e pouquíssima chuva, que ficou concentrada por algumas áreas da costa leste e do interior do Maranhão.

* No Norte, o ar seco e muito quente ainda predominou sobre o Tocantins. As chuvas mais fortes aconteceram entre o sul do Amazonas e o sul do Pará. 

Figura 1

Tags:
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário