Previsão do Tempo: Semana começa com chuvas no Sul do Brasil

Publicado em 28/11/2016 14:45
379 exibições

O avanço de uma frente fria pela Sul do Brasil nessa segunda-feira irá deixar o tempo bastante instável e com possibilidades para ocorrências de pancadas de chuvas em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Sendo que os maiores volumes deverão ser observados sobre os Estados da região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul. Essas chuvas desse início de semana irão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que a ausência de chuvas regulares nas últimas semanas vem causando algumas perdas pontuais de produtividade. Sendo que a região sul do Mato Grosso do Sul é a região com maior percentual de lavouras sob estresse hídrico. Já na faixa norte do Brasil, a previsão para essa segunda-feira é de tempo firme e sem possibilidades para ocorrências de chuvas generalizadas e em bons volumes. Ou seja, a semana começará com tempo aberto e sem chuvas em toda a metade norte do Mato Grosso, sul e leste do Pará e no Matopiba.

Porém, essa frente fria que irá deixar o tempo instável no Sul nessa segunda-feira estará avançando pelo interior do Brasil durante a semana e com isso, ao longo da semana estão sendo previstas novas chuvas sobre as áreas produtoras do Sudeste, Centro-oeste e do Matopiba, incluindo Pará e Rondônia. Assim, se a semana começa com tempo mais aberto e forte calor na metade norte do Brasil, irá terminar com a presença de chuvas e em contrapartida no Sul, onde a semana irá começar com o tempo instável e chuvoso, terminará com tempo aberto e sem previsões para chuvas generalizadas. Assim, as condições ao desenvolvimento das lavouras se manterão favoráveis em, praticamente, todas as regiões do Brasil, já que apesar de alguns períodos de tempo mais firme, não há indicativos de que venham ocorrer longos períodos de estiagem e muito menos longos períodos de invernada. Nesses próximos 30 a 45 dias será observada esse padrão meteorológico, hora as chuvas no Sul, hora no Norte.

Figura 2

Figura 3

Análise: Últimos 7 e 30 dias

Devido à presença de uma frente fria estacionada sobre a região Sudeste nessa última semana, foram registradas chuvas em diversas localidades das regiões Sudeste, Centro-oeste e também do Matopiba. Essas chuvas mantiveram os solos com bons níveis de umidade, garantindo boas condições tanto ao avanço do plantio das lavouras de soja e milho, quanto ao desenvolvimento das plantas. Houve regiões onde ocorreram chuvas por vários dias consecutivos, como foi o caso em Tocantins, Mato Grosso e norte de Goiás, atrapalhando o pleno andamento do plantio da soja que segue atrasado nessas regiões. Mas por outro lado, essas chuvas estão mantendo as lavouras em perfeito estado vegetativo, onde não são observadas anomalias significativas que possam vir a prejudicar a produtividade.

 Já no Sul, incluindo a região Sul do Mato Grosso do Sul, a ausência de chuvas regulares e em bons volumes já começa a preocupar o produtor e a trazer perdas pontuais em diversas lavouras. Pois, além da ausência de chuvas as altas temperaturas têm contribuído para que as taxas de evapotranspiração se mantivessem altas nesse período. O mesmo vem sendo observado em várias do Paraná e do sul de São Paulo.

E mesmo ocorrendo chuvas na forma de pancadas, os trabalhos de colheita da cana de açúcar está sendo prejudicada, sendo que muitas usinas e produtores já começam a sinalizar uma antecipação do termino da safra nessa ano,  por conta dessas chuvas mais regulares.

Figura 1

Tags:
Fonte: Climatempo

0 comentário