Boletim de Monitoramento Climático

Publicado em 20/09/2010 10:30
3287 exibições
Nesta semana (23/9) começa a primavera, que para grande parte do Brasil é o período que marca a transição entre o período seco (inverno) e o período chuvoso (verão).

O inverno de 2010 termina como começou, ou seja, totalmente seco em grande parte do País.
O acumulado de chuva de setembro ilustra bem o padrão climático que perdurou por todo o inverno. Os episódios de chuvas concentrados somente no Rio Grande do Sul, leste do Nordeste e no extremo norte do Brasil. No Brasil Central e parte do interior da Região Nordeste o tempo continua seco e completa cinco meses sem chuva e o solo está totalmente seco (ver figura abaixo lado direito).

Clique aqui para ampliar!

Clique aqui para ampliar!

2 - Previsão de CHUVA para o Brasil: Com a chegada da Primavera muda padrão climático.
Com a chegada da Primavera (23/9) aos poucos começa se observar uma mudança no padrão climático em relação ao observado ao longo de todo o inverno.

A primeira mudança deve já ser observada nesta semana, quando uma frente fria avança e além do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, também deve causar chuvas no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Nos mapas abaixo se pode observar que para o início de outubro, há previsão de chuvas para São Paulo, Minas Gerais (centro-sul), Rio de Janeiro e Espírito Santo, que é um indicativo da transição climática. Lembramos ainda que a presença da frente fria no Sudeste do Brasil, gradualmente favorece a organização da convecção tropical (nuvens de chuva) no Centro-Oeste.

Com relação às condições de plantio da safra de verão, as chuvas desta semana e até o final do mês devem favorecer primeiramente o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Já a partir da primeira semana de outubro aos pouco as chuvas chegam ao Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, porém as condições de plantio (solo úmido) devem ocorrer de forma gradual e variando de uma região para outra, mas de um modo geral é que se consolide no decorre da segunda quinzena de outubro.

Clique aqui para ampliar!




Clique aqui para ampliar!


Clique aqui para ampliar!

LAVOURA AMERICANA: Clima favorece fase final e colheita das lavouras Americanas.
Embora para esta semana seja previsto a propagação de uma frente fria, que deve causar chuvas entre a quarta e a quinta-feira, de um modo geral não deve comprometer o desempenho das lavouras do Meio-oeste Americano.

A partir de agora, com a chegada do outono as frentes frias ficam mais definidas e os episódios de chuva ocorrem de forma mais generalizadas, com queda da temperatura após a passagem do sistema.

Porém, até o final do mês não há previsão de queda acentuada da temperatura, que possa representar risco de formação de geada.

Clique aqui para ampliar!




Clique aqui para ampliar!
Tags:
Fonte: Somar Meteorologia

Nenhum comentário