DA REDAÇÃO: Nova frente fria deve levar chuvas para o RS e SC no final de semana

Publicado em 12/08/2011 16:11 517 exibições
Clima: frente fria chega ao sul do país neste final de semana e provoca chuvas fortes em quase todo RS. No Centro-oeste e Sudeste do país, tempo seco e temperaturas em elevação até metade da próxima semana.
O sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. As temperaturas estão mais elevadas sob o efeito do calor pré frontal, antecedendo a chegada de uma nova frente fria que avança a partir desta noite. No extremo sul do Estado, já há maior nebulosidade e a expectativa é de que o fenômeno avance para outros áreas do sul no final de semana.

Desta forma, as chuvas devem voltar principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, há possibilidades de pancadas leves no sul e leste do Estado. A frente fria não deve ter força para avançar para o sudeste e a previsão é de que se desloque para o oceano após o final de semana.

Já para a próxima segunda-feira, dia 15, um sistema de baixa pressão que atua sobre o sul do Brasil se organiza como uma nova frente fria. Portanto, as chuvas não devem dar tréguas. Os maiores volumes acumulados devem se concentram no Rio Grande do Sul com volumes de até 50 milímetros até o dia 17 de agosto.

Nos próximos dias, a região sudeste deve ficar sob alta amplitude térmica, com quedas de temperaturas a noite e temperaturas mais elevadas  ao longo do dia. Os índices de umidade do ar devem ficar bastante baixos, especialmente na parte da tarde. Na região centro-oeste, o tempo seco deve predominar.

Não há previsão de mudança para as condições climáticas do norte e nordeste. O sul da região norte deve continuar bastante seco e com calor intenso. Em Roraima e extremo norte do Amazonas as pancadas de chuvas devem seguir mais frequentes. No nordeste, a faixa leste e Zona da Mata estão mais úmidas, com pancadas isoladas de chuvas.

Tags:
Por:
Aleksander Horta e Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário