DA REDAÇÃO: Chuvas voltam ao sul do país com formação de nova frente fria

Publicado em 18/08/2011 15:53 e atualizado em 18/08/2011 16:45 439 exibições
Com formação de nova frente fria no sul do país, temperaturas devem despencar no final de semana. Previsões indicam possibilidade de geadas, principalmente para áreas do RS, SC e sul do Paraná e o aumento da umidade em áreas do sudeste e centro-oeste.
Nesta quinta-feira, um sistema de baixa pressão se organiza como uma nova frente fria, influenciando a formação de uma grande área de instabilidade que já espalha nuvens carregadas entre o Rio Grande do Sul ao Paraná. Os acumulados de chuva já são bastante significativos entre ontem e hoje em algumas regiões. Em São Luis Gonzaga- RS, o volume atingiu 55 milímetros, em Marechal Candido Rondon-PR 47 mm e Novo Horizonte- SC 38 mm. A partir deste final de semana, as temperaturas devem despencar e há previsão de geadas, principalmente para a Campanha Gaúcha e oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

Para amanhã, dia 19, ainda há possibilidade de chuvas para toda a região sul. Até o final desta semana, a frente fria já deve estar formada e a expectativa é de que avance levando chuva para outras regiões do sudeste e centro-oeste. Em São Paulo, os maiores acumulados devem se concentrar no sul do Estado, na região do Vale do Ribeira. No sul e oeste de Mato Grosso a umidade também deve aumentar, com a possibilidade de chuvas leves ao longo do fim de semana. Em áreas do sul de Mato Grosso do Sul o tempo deve ficar bastante instável, com possibilidade de volumes acumulados bastante significativos, de até 70 milímetros.

A frente fria também deve influenciar a queda de temperatura na região norte entre o final de semana e início da próxima. A umidade deve ficar concentrada no extremo norte do país. Para o nordeste, a previsão ainda é de tempo seco na maior parte das áreas do interior. Na faixa leste, as chuvas podem ocorrer de forma leve, não acumulando, entretanto, volumes significativos para a agricultura.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Ronaldo Trecenti Guará I - DF

    Prezada Marília,

    Gostaria de saber qual é a previsão para a temperatura no período de 23 a 25 de agosto,em Foz do Iguaçú e Marechal Cândido Rondon-PR.

    Grato.

    Ronaldo Trecenti

    0