DA REDAÇÃO: Nova massa de ar polar pode provocar geadas no sul do país ao longo da semana

Publicado em 29/08/2011 15:53 e atualizado em 29/08/2011 17:01 319 exibições
Clima: frente fria chega ao Sul do país no último final de semana e traz possibilidade de geada para a região na próxima quinta-feira. No Centro-Oeste e Sudeste, a segunda-feira é de temperaturas altas. Meteorologia muda durante a semana.
A formação de uma frente fria na região sul ao longo do último final de semana, vem influenciando as condições climáticas por toda a área, com nuvens carregadas associadas ao fenômeno. Na cidade de Urubici, na serra catarinense,  foram acumulados 74 mm de chuvas nas últimas 24 horas, "Além disso, ocorreram ventos intensos na região de Santa Catarina", comenta Fabiana Weycamp, da ClimaTempo.

Com o deslocamento da frente fria, as chuvas devem ser mais frequentes por toda a região sul ao longo desta semana. Entre os dias 30 a 3 de setembro deve chover, principalmente, no extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná. Em algumas destas localidades, o volume acumulado pode atingir até 70 milímetros.

Depois da passagem desta frente fria, o tempo deve permanecer mais aberto e a massa de ar polar que acompanha o fenômeno deve derrubar as temperaturas em toda a região. "O frio mais intenso deve se concentrar entre o Rio Grande do Sul e o estado de Santa catarina. Já na quarta-feira (31) há possibilidade de geada na região da Campana Gaúcha", alerta.

O fenômeno deve provocar ainda um aumento da umidade em áreas do sudeste e centro-oeste do Brasil nesta semana, que hoje seguem com bastante sol e temperaturas elevadas. "Mas, chuvas que acumulam volumes significativos devem ocorrer somente no final do mês de setembro", lembra.

Na região Nordeste, a semana vai ser marcada por muito sol e calor. Há previsão para pancadas de chuva ainda na faixa leste da região, que inclui o litoral, as áreas de Zona da Mata de Agreste e Planalto da Conquista e Norte do Maranhão. No norte, o tempo continua seco em todo o estado do Tocantins e no Sul do Pará.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário