DA REDAÇÃO: Massa de ar polar derruba temperaturas no sul do país; possibilidade para geadas nos próximos dias

Publicado em 31/08/2011 10:29 e atualizado em 31/08/2011 11:50 636 exibições
Quarta-feira inicia com tempo mais aberto na região sul do Brasil, com o avanço de uma massa de ar seco de origem polar, derrubando as temperaturas em praticamente todas as áreas. Possibilidade de geadas para regiões do RS, SC e sul do PR até o próximo sábado, dia 03.
A quarta-feira inicia com tempo mais aberto na região sul do Brasil, com o avanço de uma massa de ar seco de origem polar, derrubando as temperaturas em praticamente todas as áreas. "Essa massa de ar polar vai provocar geada em grande parte da região sul do Brasil nesses próximos dias", afirma Aline Tochi, da ClimaTempo.

De acordo com a climatologista, as temperaturas devem ficar ainda mais baixas entre a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Planalto Catarinense e Paranaense. "Há condições para geadas nessas regiões pelo menos até o próximo sábado (03)", alerta. O risco para geadas fracas também não pode ser descartado no sul e oeste do Paraná, na região de Foz do Iguaçu, durante o período.

Até o próximo domingo a previsão é de que o tempo fique mais aberto em função da massa de ar seco. Porém, neste mesmo dia, já há expectativa para a chegada de uma nova frente fria no sul do país. Desta forma, na próxima segunda-feira, esse sistema já deve causar novas chuvas na região.

No período do dia 6 ao dia 10 de setembro, os maiores volumes acumulados de chuva devem se concentrar no noroeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Nestas áreas, o volume de chuvas pode ultrapassar os 100 milímetros (mm).

Na região sudeste, nesta quarta-feira, ocorre o avanço de uma frente fria, com muitas nuvens carregadas, principalmente em São Paulo. Os maiores volumes de chuva devem se concentrar ao sul e leste do Estado. Nos próximos dias, a previsão é de que a frente fria comece a avançar e perca a força já na sexta-feira, quando o tempo já deve ficar mais aberto e com a predominância de sol.  

Até o momento, o avanço da frente fria só provoca o aumento da umidade em Minas Gerais. Por enquanto, não há expectativa de chuvas significativas para a agricultura nos próximos dias.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário