DA REDAÇÃO: Estiagem deve continuar no centro-oeste do Brasil nos próximos dias; plantio de soja segue prejudicado

Publicado em 01/09/2011 15:33 e atualizado em 01/09/2011 16:39 413 exibições
Situação segue bastante complicada no centro-oeste do Brasil. Estiagem deve continuar afetando a área nos próximos dias, prejudicando o plantio da soja. Já na região sul, chuvas devem voltar a partir da próxima segunda-feira, dia 05 com previsão de nova frente fria.
A situação segue bastante complicada no centro-oeste do Brasil. A estiagem continua em várias áreas e não há expectativa para chuvas até pelo menos o dia 11 de setembro. Isso já está sendo bastante prejudicial para os produtores de soja da região central do Brasil. Uma pesquisa, divulgada pela consultoria alemã Oil World, mostrou que o plantio de soja na região central brasileira está bem prejudicada em função da falta de chuvas. De fato, algumas áreas da região enfrentam estiagem há pelo menos cinco meses.

"Na próxima quinzena não há previsão de chuvas para a região. Deve voltar a chover no final de setembro e começo de outubro. No decorrer do mês de outubro é que as pancadas vão acontecendo de forma mais regular, acumulando volumes mais significativos para a agricultura", prevê, Aline Tochio, da ClimaTempo.

Já no sudeste do Brasil, a frente fria que avança nesta quinta-feira pela região deixa muitas áreas carregadas, com bastante nebulosidade sob o Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Já para a área sul, imagens de satélite mostram que, quase já não há nuvens.

Com o afastamento desta frente fria da região sul, uma nova massa de ar seco de origem polar avançou pela área, onde as temperaturas encontram-se bastante baixas nos últimos dias. "Amanhã, esse frio vai continuar na região. então, o risco de geada ainda é muito alto em grande parte do Rio Grande do Sul, na região central de Santa Catarina e na região do sul do Paraná", afirma.

No próximo sábado, dia 03, o frio deve começar a diminuir, porém ainda há riscos para novas geadas em áreas mais altas da região. Para o próximo domingo, dia 04, as possibilidades para a intempérie devem diminuir bastante. Porém, já há previsão para a chegada de uma nova frente fria no sul do país neste mesmo dia.

Desta forma, na próxima segunda-feira, esse sistema já deve causar novas chuvas no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. No período do dia 6 ao dia 10 de setembro, os maiores volumes acumulados de chuva devem se concentrar no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com possibilidades de ultrapassar os 100 milímetros (mm) no período.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário