Fala Produtor - Mensagem

  • GUILHERME FREDERICO LAMB ASSIS - SP 12/06/2018 17:30

    Rafael, as pessoas que fazem essas alegações são ignorantes, desconhecem completamente a realidade de mercado; não entendem que as taxas de juros para o atacado são menores que as do varejo, por razões obvias, pois são essas taxas a garantia e a segurança que essa operações oferecem aos provedores de credito.

    Nos EUA o juro media para financiar o agro é em torno de 2% ao ano; para financiar carros no varejo as taxas por lá ficam em torno de 6% ao ano (taxa referencia de alguns bancos das montadoras lá, sendo que pode ser maior ou menor dependendo do histórico do contratante).

    Aqui se temos uma taxa nominal em torno de 8,5% para o agro, é natural que o juros no varejo para quem não ofereça garantias reais seja maior.

    Não que nossas taxas de juros não sejam baixas, pelo contrario, são absurdamente elevadas, mas são caras para todos dadas as proporções. Na verdade são ate mais caras proporcionalmente para o setor agro que para o varejo em muitos casos, por exemplo no caso de custeios, onde pago em torno de 26% ao ano, se considerar juros, tarifas, seguros, reciprocidades, etc.

    0