Fala Produtor

  • JOSÉ ALOISIO BOM JESUS DE GOIÁS - GO 15/01/2019 15:56

    Me desculpem, mas acho a reportagem do João Batista idiota e boba! Pois ele deveria ir comprovar e a realidade dos pequenos produtores, que perderam sua soja no Paraná e que tem o custo muito mais caro,do que esse grande produtor que o João foi visitar!

    7
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. José... Está desculpado! Mas, essa sua visão deveria ter um pouco mais de "visão". ... ... 1º- Onde você pegou os dados de que o custo das lavouras do Paraná são mais caros do que no MT? ... ... 2º - A reportagem fala que essa vai ser a produtividade do MT? ... ... 3º - ... ... ...

      6
  • CARLOS RODRIGUES - 15/01/2019 15:42

    Com os atuais preços e café em excesso vai ser melhor??

    Comentário referente a notícia: Brasil exporta 35,2 milhões de sacas de café em 2018, maior volume dos últimos dois anos

    0
  • EBS FERTILIZANTES ITANHANGA - MT 15/01/2019 15:42

    Infelizmente nem de longe essa produtividade representa nem o MT e nem o Brasil. Precisamos de números e matérias que mostram a verdadeira realidade para que, da ótica da CME e da China, nosso soja seja um pouco mais valorizado e minimizado os prejuízos. Com todo o mérito ao amigo produtor que conseguiu obter resultados de seus investimentos e conhecimentos técnicos ATRELADOS ao bom Clima. Entre a massagem de ego e os números reais, prefiro e preciso dos reais.. literalmente!

    Comentário referente a notícia: Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

    6
  • EBS FERTILIZANTES ITANHANGA - MT 15/01/2019 15:15

    Não sei qual é o real interesse de matérias como essa. O que sei é que os números não representam a realidade não só do MT mas do país inteiro. Trata-se de um sucesso isolado (cujo mérito deve ser reconhecido também, óbvio. Dica: de repente divulgar em épocas diferentes ao estado 'full' da colheita).
    O correto, é claro, é produzir cada vez mais! - mas são matérias como essa que ajudam e dão carona para o desabamento do preço das commodities olhando pela ótica da CME e da China. O Brasil NÃO produzirá volumes por hectare absolutamente nada parecido com a média descrita na matéria. Entre massagem de ego e realidade, ficamos com a realidade para que a escassez das ofertas da safra 2018/19 seja mostrada e, assim, efetivamente termos algum ganho a mais por sacas para compensar os prejuízos reais. fiquem com Deus

    Comentário referente a notícia: Acompanhamos uma colheita e comprovamos: produtividade média acima de 65 scs/ha

    3
    • OLINDO TOTTI -

      Deixa de ser hipocrita Sr Joao, nada a ver com a realidade da produtividade na media nacional, o que vem sendo noticiado e falado, as perdas serao grandes em virtude da seca, e vem o Sr fazer uma materia dessas, como que se tivesse defendendo as poucas compradoras de soja do Brasil. Por favor, venha defender quem trabalha, quem produz, quem alavanca a balanca comercial desse país a mtos anos. E uma vergonha essa reportagem, eu que pensava que o Sr jogava no nosso time.

      3
    • JOÃO BATISTA OLIVICAMPINAS - SP

      Como faziam os antigos faraós, alguns usuários do NA resolveram brigar com o "mensageiro". Infelizmente não temos o poder de mudar a realidade... Lembro a todos do nosso lema: "seja o porta-voz de si mesmo"... Ou seja, defenderemos até a última instância o direito dos srs. se manifestarem (mesmo quando não concordamos com o que está ali escrito)... Só não concordamos, nem concordaremos, que esses usuários se voltem contra o atual governo, exigindo dinheiro para compensar suas desvantagens. Afinal, todos sabemos (aprendemos na carne) que essa "ajuda" certamente sairá dos mais pobres... Votamos no "Brasil acima de tudo", e não no "EU acima de tudo"... e vamos em frente!

      23
  • CARLOS RODRIGUES - 15/01/2019 12:21

    Só mesmo uma catástrofe natural pode salvar o café...

    Comentário referente a notícia: Queda em preço faz produtores de café ganharem menos de US$ 0,01 por xícara

    0
  • PAULO ROBERTO RENSI BANDEIRANTES - PR 14/01/2019 20:43

    Sr. Carlo, peço desculpas por não ser direto nas respostas, pois o assunto "solo" é de uma complexidade sem tamanho.
    De início, gostaria de dizer-lhe que o latossolo (que deve ser o tipo de solo da sua propriedade) está sendo formado há uns 150 milhões de anos. A origem são as rochas sedimentares que ficaram um bom tempo sob a água dos mares que inundavam a região. Em outras palavras, a estrutura física de um solo é eterna. Quanto a algumas variações que venham melhorar o "meio" para o cultivo de vegetais, essa é a luta que nós travamos.
    Na minha opinião, que não tem nada de relevante, pois um velho matuto, ruim das vistas e dos ouvidos, já não irradia nenhuma luz, às vezes lampeja um "clarãozinho de vela", ou seja, nada. Mas, vamos à opinião: Há muito tempo, Justus Von Liebig, químico e inventor alemão realizava experimentos que possibilitaram a criação de fertilizantes químicos, sabão, explosivos. Na agricultura ele criou a Lei do Mínimo. Isso em pleno século XIX, daí em diante, o solo deixou de ser visto como um "meio biológico" e, passou a ser visto como um "meio químico". Há controvérsias.
    Os solos tropicais sofrem as ações do clima na sua formação. Como o nosso clima é de temperaturas altas e, altas precipitações pluviométricas, eles apresentam baixos teores de nutrientes e de Matéria Orgânica (M.O.). Pois, os microrganismos do solo têm uma alta atividade em decompor a M.O. Logo, sempre teremos que abastecer o solo com M.O. para que esses microrganismos mantenham sua atividade, proporcionando uma alta estabilidade a esse solo.
    No caso do calcário, se for recomendado a aplicação, normalmente só depois de 4 anos ou mais é que pode ser necessário uma nova calagem, tudo dependendo do nível de adubação química, realizado na área. Ou seja, não existem só benefícios na adubação química, isso é comprovado.
    Quando o calcário reage no solo, ele não só aumenta o pH, que é um dos principais fatores para a melhoria do "meio", propiciando condições boas para que os microrganismos do solo vivam satisfatoriamente. Esses microrganismos, vão melhorar a aeração, a estabilidade dos grumos, vão disponibilizar nutrientes para os vegetais, vão combater pragas e doenças de raízes de plantas. Enfim, é um exército que vai combater o mal no domínio do solo.
    Veja que escrevi, escrevi e, nada disse. Mas, não se preocupe não, isso é um dos males da idade. A gente esquece, mas não esmorece...

    0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Carlo neste site o Sr. vai poder assistir os vídeos e se "inteirar" do assunto. Essa fonte é bem didática https://www.google.com/search?q=pedologia+f%C3%A1cil&oq=pedologia+f%C3%A1cil&aqs=chrome..69i57.7786j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      OPS! ... O endereço ficou muito longo. Mas se o Sr. tiver dificuldade é só digitar ... Pedologia Fácil ... que vai aparecer ... Pedologia Fácil - Hélio do Prado... Aí o Sr. clica em Vídeos ... Pronto, as aulas vão começar...

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Sr. Carlo, esse site é muito bom ... ... Jornal Informações Agronômicas... A edição nº 164 do Jornal Informações Agronômicas está disponível no endereço http://brasil.ipni.net. A nova edição apresenta dois importantes artigos: "Compactação do Solo em Sistemas Intensivos de Produção" e "Caminhos para Aumentar a Produtividade do Café Arábica". O Jornal Informações Agronômicas é um informativo que enfoca, de forma prática, temas de importância para o manejo adequado dos nutrientes das plantas. Desejamos a todos uma boa leitura!

      0
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      No artigo: "Compactação do Solo em Sistemas Intensivos de Produção", na Considerações Finais o autor afirma: "Os atributos físicos do solo atuam de forma conjunta e complexa sobre os fatores de crescimento e desenvolvimento das plantas. Assim, a definição de um valor para um atributo especifico do solo de uma propriedade pode não ter significado quando analisado isoladamente. Com isso, tem-se observado que as plantas continuam produzindo adequadamente, mesmo em solos que apresentam, para alguns atributos, condições inadequadas em termos teóricos. Assim, é necessário compreender as respostas das culturas ao longo das safras e saber que a mobilização dos solos (gradagens/escarificadores/subsolagens) pode ser tão prejudicial à produtividade quanto a compactação."

      0
  • FABIANO DALL ASTA CANARANA - MT 14/01/2019 20:12

    Mas parem de reclamar um pouco. Que xaropedo !

    Comentário referente a notícia: Colheita no Oeste do MT começa bem. Mas poderia ser melhor...

    3
    • DALZIR VITORIAUBERLÂNDIA - MG

      Poe xaropedo nisto...e o próprio site esta estimulando..

      9
    • FABIANO DALL ASTACANARANA - MT

      Mas o cara colhendo 65 de media e reclamando ainda ?

      2
  • CARLOS RODRIGUES - 14/01/2019 15:44

    Qualquer dia o café é grátis...esta politica de fomento da produção vai arruinar os agricultores!!! é na qualidade e não na quantidade...que deve ser feita aposta..

    Comentário referente a notícia: Safra de café 2019 do Brasil deve alcançar 58,2 mi sacas, diz Comexim

    0
  • OTAVIO BEHLING CUIABÁ - MT 14/01/2019 13:22

    No começo da colheita em Sinop MT. estamos tendo uma colheita com produtividade 10% a menor, que na minha ótica foi ocasionada pela semana sem sol que teve por aqui. Vamos ter mais quebras. Quem viver, verá .....

    0
  • CARLOS WILLIAM NASCIMENTO CAMPO MOURÃO - PR 14/01/2019 11:50

    Setor agrícola do Paraná vai sofrer uma profunda crise em 2019. Produtividade muito baixa e preços deprimidos. Simplesmente não fecha a conta. Fico imaginando quem planta em terra arrendada. Tudo está barato. soja, milho, trigo, boi, suíno, frango, leite. Não tem pra onde correr. Parte da culpa deve ser creditada aos mentirosos arautos da super-safra e das perdas pontuais. Espero que aproveitem seus salários.

    2
    • CÁCIO RIBEIRO DE PAULABELA VISTA DE GOIÁS - GO

      Sr CARLOS WILLIAM, o senhor está coberto de razão!! E tem mais, aproveitando a "bola levantada", divulgar produtividades de 65 sacas (NA, Oeste do MT) como se fosse uma grande vantagem... Com os preços e custos da corrente safra, só terá margem ques justifique o tamanho do risco do negócio quem produzir, média geral de propriedade, a partir de 70 sacas/hectare!! Ou seja, a GRANDE MINORIA!!

      1
  • VALDIR EDEMAR FRIES ITAMBÉ - PR 14/01/2019 11:32

    A CONAB, mais uma vez, e até quando???... Muito bem RODRIGO POLO PIRES... Merecidas criticas à CONAB, que também se estende ao Ministério da Agricultura dos Governos anteriores, Ministério do qual a CONAB faz parte do "guarda chuva" institucional... Pois Bem, já estamos no NOVO GOVERNO, e ao que se vê o Ministério da Agricultura NÃO teve tempo hábil para averiguar a questão da CONAB quanto as suas "ARCAICAS" estimativas de safra, que ao longo dos anos tem comprometido a renda dos produtores rurais, uma vez que as estimativas quando divulgadas, sempre são de levantamento feito no passado, e estas publicações tardias, tem interferido diretamente no preço de mercado de lousa do dia, e também do futuro, o que se repete mais uma vez, haja vista que o preço da soja pago ao produtor rural vem caindo diariamente, tão embora, todos nós sabemos e a mídia retrata as perdas decorrentes das intempéries climáticas que se assolam todos os anos, em determinadas regiões, como é o caso deste ano agrícola... Em todas as criticas que fiz em relação a CONAB/MAPA... "O arcaico sistema da Conab e a politicagem da estimativa de safra divulgada pelo Mapa" Acesse o LINK : https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-principais/185295-o-arcaico-sistema-da-conab-e-a-politicagem-da-estimativa-de-safra-divulgada-pelo-mapa-por-valdir-fries.html#.XDx-vVVKgnQ "... Criticas que levou inclusive a CONAB responder, porém os disparates das estimativas continuam sendo realizados da mesma forma... Devemos agora cobrar do novo governo uma AÇÃO DIRETA junto a CONAB para que seja implantado um novo sistema de operacionalização dos levantamentos, com APLICATIVO ON-LINE, para registro a campo, e processamento de contabilização das estimativas. Esta ferramenta é possível, para que de certa forma toda esta manipulação de dados que acontece, evite as perdas e danos que tem causado para os produtores rurais em beneficio de conglomerados de empresas e industrias... Devemos sim RODRIGO, denunciar e cobrar uma posição da CONAB, até porque a divulgação distorcida, ao final de cada safra, eles fazem a adequação dos resultados, e todo prejuízo que causam, os estragos sempre é computado a quem produz... conforme tenho registrado em artigos publicados aqui no SITE NOTICIAS AGRÍCOLAS, a exemplo do ultimo que editei, quando da publicação da primeira estima de SAFRA de janeiro de 2017, fazendo comparativos com dados de anos anteriores, conforme podem confirmar acessando o link que ai esta, algo que, conforme o amigo Rodrigo registrou em seu comentário, vem se repetindo neste ano... comentário referente: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/228114-conab-traz-levantamento-de-safra-de-graos-e-reduz-soja-para-1188-mi-de-t.html#.XDyPHFVKgnQ

    0
    • DALZIR VITORIAUBERLÂNDIA - MG

      Que a CONAB -- bem como toda a maquina pública -- tem um desempenho de regular pra ruim não é novidade... mas sobre a expectativa da safra que ela apresenta esta conforme as demais empresas privadas de renome...culpar petistas por isto é uma idiotice...como é idiotice atribuir isto ao "borsanada"... então mais razão faria bem... ou seja, estamos vindo de diversas safras cheias...com consumo normal ou levemente elevado devido aos baixos preços...nesta posição claro que a China e qualquer comprador faz o quê?...deixa de comprar apertando o vendedor...e com isto não provoca subida do preço...alem disto estão tirando o guarda chuva de cima dos chineses e então provocam redução de consumo...incerteza...lembro que o Trump vai apertar o nó da gravata e só vai negociar em condição vantajosas... portanto, sem fato novo a safra de soja brasileira vai continuar de arrasto..

      18
    • CARLOS WILLIAM NASCIMENTOCAMPO MOURÃO - PR

      Tenho convicção que estes erros cometidos pela Conab e IBGE não são por incompetência. Existe algo por trás disso. Basta fazer um exercício de dedução. A quem interessa os baixos preços pagos aos agricultores? Quem tem sua margem de lucro melhorada? No final do ano passado li uma reportagem que a Conab havia reavaliado o estoque de soja no Brasil, pois "acharam" 5 milhões de toneladas desde de 2009. Como uma empresa desse naipe pode ser levada a sério? É de extrema urgência que a nova Ministra da Agricultura reveja os quadros de chefia da Conab e implemente uma estimativa de safra correta. Sem isso, de nada adianta ficarmos investindo em maior produtividade e tecnologia, pois só estaremos cavando nossa sepultura. Precisamos de renda e sem relatórios honestos, ficaremos trabalhando para outros.

      1
    • PAULO ROBERTO RENSIBANDEIRANTES - PR

      Alguém se lembra do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, que foi defenestrado do cargo porque "pegava carona" no jatinho da OUROFINO ... Esse mesmo ministro que assinou a liberação para a OUROFINO produzir vacinas de aftosa. Wagner Rossi era o "chefe" da CONAB antes de ser alçado a ministro. O feudo ainda continua, pois seu filho Baleia Rossi exerceu o cargo de "chefe" por um bom tempo.

      1
  • CARLOS RODRIGUES - 14/01/2019 07:51

    Os produtores continuam sem fazer o seu trabalho , caso não seja feito deve ser a natureza a tratar do assunto...

    Comentário referente a notícia: Café: Bolsa de Nova York encerra sessão desta 6ª feira com queda de cerca de 50 pts

    0
  • ANDRE DE QUADROS NÃO-ME-TOQUE - RS 14/01/2019 07:24

    Esse é o modo Trump de governar... Acha que pode mandar nos chineses.. vamos todos pagar essa conta..

    Comentário referente a notícia: Soja recua em Chicago nesta 2ª feira realizando lucros e refletindo menores importações da China

    20
    • CARLO MELONISAO PAULO - SP

      A China esta' MOMENTANEAMENTE importando menos porque esta' com um serio problema de PESTE SUINA AFRICANA----uma parte suspendeu o criatorio---

      0
  • RODRIGO POLO PIRES BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC 14/01/2019 06:45

    Amigos, como não pretendo ser julgador moral do comportamento alheio, vou falar da Conab... Saiu o último levantamento, só fui olhar ontem, e a previsão da Conab é de 118 mi de ton. É daí que os "analistas" socialistas tiram seus dados, tudo que é do estado para eles é ótimo... Pois bem, mas o que vou conseguir demonstrar agora com relativa facilidade é que a Conab nao sabe o que faz, ou sabe e nós é que não sabemos com que proposito. O levantamento de setembro, notem que já é final do ano passado apontava um estoque de menos de 3 milhões de toneladas, no primeiro desse ano o estoque foi "corrigido" para mais de 7 mi de ton. E de memória, lembro que isso é 2 milhões de toneladas acima do estoque da Abiove que era de 5 mi de ton... De qualquer forma, mesmo a Abiove apoiando iniciativas comunistas cultural e politicamente, nesse momento seus dados foram mais corretos que os da Conab, ou pelo menos se aproximaram mais da realidade. A Conab errou feio e para consertar o erro teve que ajustar o estoque, no caso aumentar, em mais de 5 milhões de toneladas. Algum desses comunistas pedantes pode me explicar por qual motivo a Conab faz isso, quais as consequencias disso?... E mais, o ministro da agricultura durante esse periodo foi o Blairo Maggi, que teoricamente devia comandar a Conab, alguém viu, fora eu, alguém criticar o Blairo Maggi, apoiador de comunistas? Não, mas criticam o Bolsonaro que não tem nada a ver com isso...Um dos motivos claros dessa diminuição, na minha visão proposital, dos estoques é para estimular o aumento de produção, pois favorece o discurso do "vai faltar soja", mas... como é que os chineses sabiam que havia um estoque brasileiro bem maior que o anunciado por um órgão público brasileiro que custa mais de 5 bilhões de reais anuais ao conjunto dessa mesma sociedade brasileira? Vamos falar disso cretinos maledicentes, intrigantes fofoqueiros, em vez de ficar malhando e falando mal de um homem honrado que não teve nada a ver com isso.

    2
  • PAULO ROBERTO RENSI BANDEIRANTES - PR 13/01/2019 18:25

    Os petistas estão com o coração na mão.
    Segundo consta, o juiz federal que está para assumir a 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba é nada menos do que o atual titular da 1ª Vara Federal de Curitiba, Dr. Friedmann Anderson Wendpap.
    Segundo os petistas ele é mais linha dura do que o Juiz Sérgio Moro e, parece que a atual juíza não vai julgar a ação do sitio de Atibaia, vai ficar para o Dr. Wendpap.
    Lugar do Lulão é na cadeia!!!

    2