Fala Produtor

  • ari couto bonfim - CE 18/09/2019 11:46

    O Concílio Vaticano II foi a maior autocrítica já feita na história por uma instituição do porte da Igreja Católica. Dali surgiu a opção preferencial pelos pobres, deixando ela de ser a eterna aliada das classes dominantes e assumindo corajosamente a defesa dos mais fracos e oprimidos. Obviamente desagradou a muitos que preferem-na vendendo a religião ópio do povo, como faz hoje boa parte dos evangélicos, e por isso foi perseguida

    Se Paulo VI não ajudou, também não atrapalhou. Mas veio João Paulo II e, após seu longo pontificado, a igreja voltara a ser uma instituição engessada, cada vez mais afastada dos povo e do seu sofrimento. Mas não há mal que sempre dure

    Francisco, o Papa, talvez seja hoje a mais importante liderança no mundo e sua voz se faz ouvir na defesa dos minorias, dos povos indígenas e de todos os oprimidos do mundo moderno. O Sínodo da Amazônia será um marco de seu pontificado, inclusive por denunciar ao mundo a destruição que vem sendo feito no Brasila partir do golpe no Brasil, aumentada com o Bolsonaro.

    Sou ateu mas não posso deixar de admirar o trabalho gigantesco dessa intituição em defesa dos povos indígenas, com figuras da estatura de um Pe. Montoya ou um Frei Bartolomeu de las Casas, continuada nos dias de hoje por pessoas como Dorotthy Stang ou pelo seu continuador, o Pe. Anmaro

    Como disse o grande profeta Isaias, "que direito tendes de esmagar o meu povo e moer a face dos pobres?

    51
    • VINICIUS CAETANO MARTIN Curitiba - PR

      Ari, concordo com você, o Papa Francisco é uma pessoa abençoada e corajosa que retoma o verdadeiro sentido da fraternidade entre os povos. Busca o dialogo e a união entre as pessoas sem a exclusão. Toma o mundo como biodiverso como foi criado e se esforça para que a diversidade prevalesça.

      32
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Com certeza, Ari Couto, o Papa não é a pessoa mais influente no mundo e pelo jeito, para ficar completo, só falta o Papa gritar "Lula livre"..., portanto, não perca seu tempo aqui falando em golpe, pois a maioria dos internautas do NA são pessoas bem informadas e sabem muito bem do estrago que o seu PT provocou no Brasil.

      3
  • TiagoC Luís Eduardo Magalhães - BA 18/09/2019 07:56

    Acredito q ninguém é contra os transgênicos, acontece que ninguém questiona o preço cobrado! absurdo oq cobram ! E quanto patente é simples! Estão errados pq NÃO desenvolveu-se uma tecnologia nova! Apenas foi colocada uma tecnologia em uma outra espécie! É como se quem desenvolveu o airbag cobrasse royalties por instalar em carros, e quando vencer a patente, lança em caminhão e cobra royalties novamente! E adotar um discurso de que é inovação pq não existiam caminhões com airbag!

    0
  • lucimar jose de faria passos - MG 18/09/2019 07:46

    Ta certo, só que é pouca chuva, e quando as condições não são favoráveis a tendencia é vir menos ainda, é o contrario quando as condições são boas.

    3
  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 18/09/2019 06:57

    Ranking dos Politicos - A deputada federal Bia Kicis está recolhendo assinaturas para a revogação da PEC da bengala, que vai permitir ao presidente Bolsonaro substituir juízes do STF, está com 115 assinaturas e precisa de 171, 10 ou 20 a mais de preferencia. Fale com seu deputado ou deputada e peça a revogação da PEC da bengala.

    10
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Não entendi. Qual fundamento há nisso? Por que não esperar o momento certo para indicar os ministros do supremo? O porquê dessa ânsia para "aparelhar" o supremo federal? Na época, a PEC da bengala foi criada para que Dilma nomeasse menos ministros no Supremo e agora será revogada para ajudar Bolsonaro a ter mais "parças" no Supremo? Isso prova que realmente estamos sem direção, todos querem aparelhar as instituições a toque de caixa.

      75
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Não é pra voce entender mesmo. Bolsonara? "Parça"? Não preciso dar explicação prá militante pago.

      11
  • Carlos Rodrigues 18/09/2019 03:56

    Ainda há dúvidas da utilidade da bolsa em NY? Está é a resposta a os dados da conab....Os últimos anos vimos como a indústria e o setor financeiro encheram os bolsos , continuem a sonhar...

    0
  • João Batista Passo Fundo - RS 17/09/2019 20:56

    Referente à tecnologia INTACTA RR2 PRÓ: Para nossa agricultura, especificamente no RS, ela em nada agregou, pois oferecia resistência à lagarta, especificamente à lagarta elicoverpa que, por incrível que pareça, chegou em nossas lavouras juntamente com as plantas resistentes, MAS FELIZMENTE A LAGARTA NÃO SE ADAPTOU por aqui.

    2
  • R L Guerrero Maringá - PR 17/09/2019 19:23

    Pra variar, outro pesquisador nos acusando de sermos irresponsáveis e culpados seja lá pelo que, de novo.

    Gostaria de acrescentar:

    1. Recebo alertas da Defesa Civil e visito diariamente o site do Simepar. Nunca recebi nenhum alerta de risco elevado de incêndio.

    2. Já desisti de chamar os bombeiros. Foram várias experiências frustrantes.

    3. Os países nórdicos tem frotas dedicadas de aviões bombeiros. Os canadenses chegaram a desenvolver designs de aeronaves dedicadas específicamente para combate ao fogo. Aqui, o Bolsonaro foi o primeiro presidente a mobilizar os aviões de transporte da FAB para combater os incêndios. E não fez isso por uma política de prevenção, mas por pressão. 4. Somente dois aviões tinham os equipamentos necessários, mas mesmo assim, não temos notícias de nenhum plano de prevenção de incêndios para a próxima temporada, nem do necessário aumento de verba para a FAB poder estar equipada a altura.

    É fato que devemos nos prevenir tanto porteira adentro como em solidariedade com nossos vizinhos, mas será possível que vamos ter de arcar com mais uma função do Estado, apesar de tudo o que pagamos de impostos?

    2
  • Luiz Ribeiro Villela São Paulo - SP 17/09/2019 16:35

    QUEM É O SR PEDRO FONSECA? QUAL SUA FORMAÇÃO? ESPERO QUE O NA NÂO ME DEIXE SEM ESSA INFORMAÇÃO.

    0
  • Elvio Zanini Sinop - MT 17/09/2019 16:13

    Ainda bem que foi liberado posse de arma dentro da propriedade, porque ninguem aguenta tanta bandidagem, principalmente aqui em Sinop-MT..., em nossa propriedade em 35 anos fomos roubados e furtados pelo menos em mais de vinte ocasiões, de todos as formas..

    1
  • Jorge A. Graunke PONTA PORÃ - MS 17/09/2019 15:50

    Analistas ouvidos pelo NA estão aptos pra analisar bumbum de bebê.

    3
  • marco aurélio da silveira meirelles pinheiro douradina - PR 17/09/2019 12:27

    Há tempos que a igreja têm infiltrados em seu clero doutrinadores com ideologias de esquerda..., basta ver o apoio recebido por entidades da própria CNBB aos movimentos ditos "sociais", como o MST... Infelizmente a tática e os objetivos são sempre os mesmos; criar uma legião de miseráveis doutrinados, sem acesso às informações, conhecimentos e melhores meios de vida; para facilmente controlar e se perpetuarem no poder. Triste ver até que ponto usam da fé das pessoas menos desprovidas, mantendo-os na miséria e na ignorância.

    2
    • Renato Luiz Hannisch Santa Maria - RS

      Bem, ao longo de dois mil anos de Cristianismo, a Igreja sempre assumiu um papel na sociedade: ora perseguida, ora perseguindo. Ela tem um papel histórico-social importantíssimo.... Pena que, em muitos momentos, tem se afastado do seu PRINCIPAL conteúdo e papel: apontar os pecados e falar do perdão em Jesus Cristo, o único caminho, a verdade e a vida.

      0
  • Marcos Vinícios contarini Cachoeiro de Itapemirim - ES 17/09/2019 10:45

    Essa CONAB é uma piada!!

    0
    • Marcos Vinícios contarini Cachoeiro de Itapemirim - ES

      Até outro dia a "nossa" CONAB assegurava que a safra de 2019 ia ser igual a de 2018... com isso nós, produtores, tivemos ainda mais prejuízos. Não tem respeito pelos produtores mais bate continência para a indústria

      1
    • Marcos Vinícios contarini Cachoeiro de Itapemirim - ES

      Com certeza tem coisa espero que esse governo coloque as coisas nos eixos...

      0
    • Ze Renato Figueiredo

      É incrível como a CONAB SEMPRE erra a previsão, prejudicando o cafeicultor.

      0
  • ANTONIO LUIZ TREVISAN Matupa - MT 17/09/2019 09:44

    A solução é simples.... expulsem todos os alunos envolvidos.... é uma Universidade Federal custeada com dinheiro dos tributos que pagamos... quem não quiser estudar, rua...

    4
    • Adriano Andrighetti Paim filho - RS

      Boa tarde... fui aluno do professor Francisco, e nesse tempo pude conhecer uma pessoa acima da média, preocupado com seus alunos tanto com o nível de conhecimento que os mesmos adquiriam em sua aula, tanto com o futuro no mercado de trabalho...apoio o professor pois é capacitado em todos os sentidos para o cargo!

      5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Concordo plenamente Sr. Trevisan, escolas e universidades públicas deviam existir somente para quem QUER estudar...

      4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Os "alunos" que querem putaria, saiam e abram um puteiro.

      6
  • Elízio Carlos Cotrim Uberaba - MG 17/09/2019 07:58

    Concordo com os estudantes que ocuparam a reitoria por conta da nomeação de um interventor. A democracia deve vir em primeiro lugar.

    64
    • Flavio Haruki Kobata Floresta - PR

      Eles são estudantes ou militantes?

      5
    • ANTONIO LUIZ TREVISAN Matupa - MT

      Sou medico veterinário formado na UFPR. Estudante que vai à Universidade para ter formação e profissão não adere a este tipo de "bagunça"... Não vemos isso com alunos de Cursos de Medicina, Odontologia, Engenharia, Veterinária, Direito...agora o pessoal de Filosofia, Sociologia, História é um outro nível de estudantes. Quem achar que exagero, é só pesquisar...

      5
    • Luiz Ribeiro Villela São Paulo - SP

      CONCORDO PLENAMENTE... ESSES SUPOSTOS ESTUDANTES DE "HUMANAS " SÃO OS QUE NUNCA GOSTARAM DE ESTUDAR DE VERDADE... FACULDADE PARA ELES É TRAMPOLIM PARA ENTRAR NA POLITICA DA PIOR QUALIDADE.

      2
    • Carlos Ferri Gaucha do Norte - MT

      Com certeza são esquerdistas acostumados à badernas, ... tem muitos alunos procurando vagas em universidades, pessoas de bem...

      2
  • Sergio toshihiko eko Umuarama - PR 16/09/2019 15:13

    Para os "ambientalistas", índios não são humanos e, portanto, não estão destinados a evolução. Deve ter "rabo" no traseiros ainda como os ancestrais. Devem preservar a "cultura" de forma isolada, independente de fronteiras. Vão matar todos esses coitados...

    2