Custos de produção de suínos e frangos de corte sobem em junho

Publicado em 19/07/2013 11:07

Os custos de produção de suínos e frangos de corte calculados pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento subiram 4,07% e 4,02%, respectivamente, em junho. O ICPSuíno/Embrapa chegou aos 163,80 pontos, enquanto o ICPFrango/Embrapa fechou o mês em 151,97 pontos, completando o terceiro mês de alta consecutiva para os dois índices, reflexo da variação cambial.

No ano, o custo de produção de suínos acumula queda de 8,47%, influenciado principalmente pela baixa nos gastos com a ração dos animais (-9,50% em 2013). Já o custo de produção de frangos de corte chega a -14,44% nos seis primeiros meses de 2013, também reflexo da diminuição dos gastos com a ração das aves (-14,16%).

A nutrição representou, em junho, 70,39% dos custos de produção dos frangos de corte e 76,24% dos custos de produção de suínos.

Sobre os índices - Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Suínos e Aves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário