Um novo indicador para a agroindústria, por Agroanalysis/FGV

Publicado em 20/05/2019 11:27 e atualizado em 30/11/2021 15:11

logo agroanalysis final 2

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a agroindústria brasileira respondeu, em 2018, por 34,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro. Porém, apesar da importância desse setor, seja para o universo agro, seja para a economia como um todo, não havia um indicador que acompanhasse a evolução da agroindústria de forma periódica e que permitisse a comparação do seu desempenho com os resultados dos demais segmentos da indústria nacional. Visando preencher essa lacuna e fornecer à sociedade informações sobre esse elo fundamental do agronegócio brasileiro, o FGV Agro lançou o Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro).

Para construir esse Índice, o FGV Agro utilizou os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física – Brasil (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geogra?a e Estatística (IBGE), no seu nível mais desagregado. Com isso, esse novo indicador, além de ser publicado mensalmente e no mesmo dia em que o IBGE anunciar os novos números da PIM, dialogará com as estatísticas que tal órgão divulga sobre a produção física da indústria brasileira, ou seja, será possível comparar o desempenho da agroindústria brasileira e dos seus segmentos mais importantes ao do restante da indústria nacional.

AGROINDÚSTRIA EM 2019: DESEMPENHO CONDICIONADO AO FORTALECIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA

Uma vez construído um índice que permita acompanhar a evolução da agroindústria no Brasil, foi possível estimar um conjunto de modelos para projetar cenários para o setor em 2019. A partir dos modelos estimados, ?cou evidente que o desempenho da agroindústria responde aos movimentos de três variáveis principais:

• Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br);

• Índice de Confiança da Indústria de Transformação da Fundação Getulio Vargas (ICI-FGV); e

• Taxa de câmbio (R$/US$).

Desta forma, para realizar as projeções para o desempenho da produção agroindustrial em 2019, foram utilizadas como pressupostos para “alimentar” os modelos estimados as projeções para o ?nal do ano do boletim Focus para o PIB (para o qual o IBC-Br é uma proxy) e para a taxa de câmbio – essa opção foi feita porque os números do boletim Focus são amplamente utilizados como referência pelo mercado. Por ?m, os pressupostos para a variação do ICI-FGV no ano foram determinados pelos próprios pesquisadores do FGV Agro, uma vez que não foram encontradas estimativas do mercado para essa variável. As projeções para a agroindústria re?etem a conjuntura de três cenários distintos:

• Cenário-base: apesar das turbulências do lado político, o governo conseguiria aprovar as reformas necessárias, mesmo que estas sofram alguma desidratação;

• Cenário otimista: o governo conseguiria aprovar a agenda de reformas com relativa facilidade, o que impulsionaria a economia de forma mais substancial e conferiria à equipe do presidente Jair Bolsonaro um capital político mais duradouro; e

• Cenário pessimista: dadas as di?culdades de formar maiorias e articular a sua base de apoio junto ao Congresso, o governo perderia capital político de forma mais acelerada e aprovaria um conjunto muito limitado de reformas e em versões bastante desidratadas.

tabela 1 agroanalysis maio 6

A partir do modelo estimado e considerando as premissas adotadas, projeta-se que, no cenário-base, a produção da agroindústria deverá apresentar um crescimento de 3,3% no ano de 2019 em com- paração ao ano anterior. No cenário pessimista, contudo, a agroindústria poderá ?car estagnada neste ano (0%). Já no cenário otimista, a projeção é de forte crescimento (4,4%).

tabela 2 agroanalysis maio 6

AFINAL, O QUE COMPÕE A AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA?

Apesar da importância do agronegócio para a economia brasileira (21,1% do PIB em 2018), é curioso que, no senso comum, ainda há uma visão de que a agroindústria se restringe à produção de alimentos e bebidas. Porém, o conceito de agronegócio deixa evidente que as atividades desse setor vão além da produção de bens alimen- tícios. Diante disso, o PIMAgro foi constituído de forma alinhada ao conceito de agronegócio integrando dois segmentos principais: de um lado, os produtos alimentícios e bebidas; e, de outro, os produtos não alimentícios.

Desta forma, dado que os números da agroin- dústria agora estão disponíveis, é possível realizar diversas análises, como explicar o seu desempenho passado, correlacioná-lo aos movimentos de outras variáveis e projetar cenários futuros. Nos próximos parágrafos, será apresentado um exemplo de cada uma dessas análises.

A GREVE DOS CAMINHONEIROS E A PERDA DE FÔLEGO DA AGROINDÚSTRIA EM 2018

Ao longo de 2017, a economia brasileira deu sinais consistentes de que poderia retomar uma trajetória de crescimento mais robusta e sustentável.

Essa dinâmica até se estendeu para o primeiro trimestre de 2018, porém dois grandes eventos mudaram essa rota:

• De um lado, com a proximidade do ?m do mandato do presidente Michel Temer, o capital político do governo foi desgastando-se e minando a expectativa dos agentes de que seria possível aprovar, ainda em 2018, alguma das reformas econômicas mais importantes; e

• Do outro lado, a greve dos caminhoneiros, que ocorreu entre o ?nal de maio e o início de junho e cujos efeitos condicionaram o desempenho de praticamente todos os setores econômicos em 2018, com especial destaque para a agroindústria.

Assim como a economia brasileira, a indústria e a agroindústria vinham, durante 2017, recuperando o fôlego do seu crescimento, porém mudaram essa trajetória ao longo de 2018, notadamente após a greve dos caminhoneiros. Entretanto, cada segmento respondeu a essa conjuntura com intensidade distinta: enquanto a indústria geral desacelerou, mas terminou o ano com crescimento de 1,1%, a agroindústria perdeu ainda mais força e terminou o ano em campo negativo, com uma contração de 1,0% em relação a 2017.

O fato é que a greve dos caminhoneiros prejudi- cou fortemente a agroindústria. Ao desagregar o desempenho do setor em dois períodos distintos, veri?ca-se que o crescimento acumulado da pro- dução agroindustrial no período entre janeiro e abril de 2018 (isto é, até o mês imediatamente anterior ao início da greve) era de 4,3%. No entanto, no período entre maio e dezembro, a produção agroindustrial acumulou uma queda de 3,1% na comparação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, claramente, a paralisação dos caminhoneiros afetou signi?cativamente o setor.

Essa queda de desempenho no pós-greve também ocorreu nos dois principais segmentos da agroindústria, porém com mais intensidade entre os produtos alimentícios e bebidas do que entre os produtos não alimentícios. Anteriormente à greve, o segmento de produtos alimentícios e bebidas acumulou um crescimento de 4,1%, todavia, no período pós-greve, a produção desse grupo caiu 7,2%. No caso do segmento de produtos não alimentícios, apesar da notável desaceleração causada pela paralisação, o crescimento acumulado no período pós-greve não chegou a ser negativo (1,8%).

A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM TERMÔMETRO PARA O DESEMPENHO DA AGROINDÚSTRIA

As análises apresentadas nos parágrafos anteriores deixam explícita a importância de se ter um termômetro que acompanhe regularmente o desempenho da agroindústria e que permita avaliar a sua evolução em comparação aos movimentos de outros setores e de outras variáveis econômicas. Com o objetivo de preencher essa lacuna, o FGV Agro passa a disponibilizar, em seu site (https://gvagro.fgv.br), o PIMAgro. Esse indicador será atualizado mensalmente, seguindo o mesmo calendário da PIM do IBGE, e todos os dados serão públicos, podendo ser acessados gratuitamente. Além disso, na mesma página, também estarão disponíveis análises e comentários sobre a conjuntura para o setor.

tabela 3 agroanalysis maio 6

Para acompanhar todas as informações disponibilizadas pela revista Agroanalysis, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Felippe Serigati e Roberta Possamai
Fonte:
Agroanalysis/FGV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário