Pandemia da peste suína, por Agroanalysis/FGV

Publicado em 17/06/2019 11:08 e atualizado em 30/11/2021 15:12

logo agroanalysis final 2

Há um risco concreto de a peste suína africana dizimar milhões de suínos na China, que representa em torno de metade da produção e do consumo mundiais. Entre as criações de animais de larga escala, não existe nenhuma nação com uma participação dessa magnitude. Detectado no início de agosto de 2018, o surto da doença alastrou-se de forma rápida por toda a nação. A taxa de mortalidade é de aproximadamente 90%.

Por coincidência, todos esses acontecimentos ocorrem justamente quando se celebra o Ano do Porco na China, de 5 de fevereiro de 2019 a 25 de janeiro de 2020. Na cultura chinesa, o animal representa o símbolo tradicional da saúde. Nas residências, as famílias costumam reservar um canto especial para destacar a sua ?gura.

Na proporção em que a doença avança na suino- cultura, a expectativa de maiores importações de proteína animal pelos chineses aumenta também na avicultura, na bovinocultura e na piscicultura.

Com carne de boa qualidade e valores competitivos, o Brasil, sem dúvida, está no radar dos chineses. Alguns frigorí?cos brasileiros ja? registram aumento das vendas para a China. Resta, portanto, oferecer credibilidade e segurança como contrapartida aos compradores. As comitivas organizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para visitar esse almejado cliente estão no caminho certo. Da mesma forma, deve-se mostrar transparência e competência na apresentação dos frigorí?cos brasileiros para se conseguir a habilitação de exportação.

DIMENSÃO DO PROBLEMA

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) mostra séria preocupação. Outros países asiáticos já estão acometidos (Vietnã, Japão, Mongólia e Cambodja), enquanto nações do Leste Europeu registram focos do vírus (Estônia, Ucrânia, Rússia e Hungria).

O alerta chega até a Bélgica, cujo rebanho suíno gira em torno de 6 milhões de cabeças. As autoridades locais tomaram a decisão radical de abater os porcos domésticos para evitar a contaminação das criações pecuárias pelo vírus da febre africana. A medida conta com o apoio do Comitê de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia (UE), que ?nanciara? metade dos gastos previstos com a operação.

Em paralelo, nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura (USDA, na sigla em inglês) e a Agência de Proteção de Fronteiras e Alfândega intensi?caram as ações para proteger o seu território contra possíveis contaminações. Aumentou o número de equipes de inspeção e de cães farejadores das remessas de suínos vivos, carne congelada e outros produtos que chegam ao país.

VALORES EM JOGO

Evidentemente, a indústria de carne suína chinesa possui uma clara percepção desse contexto dramático. O Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais da China aponta números de agosto de 2018 até o ?nal de março deste ano: o abate de animais contaminados passa de 1 milhão de cabeças. Os preços subiram 40%.

Muito se discute sobre as projeções e a potência das mudanças em curso na suinocultura chinesa. Para o governo chinês, os preços da carne suína no país poderão chegar a 70% até o ?nal do ano, enquanto o tamanho do rebanho pode declinar até 13%. A demanda será suprida por importações de outros países.

Na verdade, as estatísticas sobre o rebanho e a produção suínos na China precisam de uma depuração cuidadosa. O país não apresenta um bom histórico de transparência no relato de epidemias nas criações. O Vietnã, que registrou o primeiro surto seis meses depois da China e possui muito menos animais, con?rma que abateu 1,3 milhão de animais.

O banco holandês Rabobank calcula que mais de 150 milhões de animais podem ter sido infectados na China. Além disso, acredita que tal país possa perder um terço do seu rebanho, o que equivale ao rebanho todo da União Europeia (UE).

A geogra?a da criação mostra uma distribuição muito espalhada no país, o que di?culta o acompanhamento. O ponto crítico está nas pequenas criações, que abatem cerca de quinhentos animais por ano. Isso pode representar de 40% a 50% da produção de suínos. É justamente nessa faixa que o status sanitário corre maior risco, pelo baixo controle.

tabela agroanalysis junho2

Para acompanhar todas as informações disponibilizadas pela revista Agroanalysis, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agroanalysis/FGV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário