Estamos fazendo as melhores escolhas para uma produção sustentável de alimentos?, por Agroanalysis/FGV

Publicado em 28/06/2019 10:22 e atualizado em 30/11/2021 15:12

logo agroanalysis final 2

É muito comum ouvirmos falar que a atividade agrícola de alta produtividade é mais nociva para o meio ambiente do que as práticas tradicionais, reconhecidas como “naturais”. Contudo, uma publicação da revista Nature Sustainability sinaliza o contrário. Cientistas da Universidade de Cambridge conduziram um estudo integrando dezessete organizações de pes- quisa do Reino Unido e de diversos outros países, incluindo Brasil, Polônia, Austrália, México e Colômbia, com a ideia de avaliar os impactos ambientais de quatro sistemas agrícolas: arroz (Ásia), trigo (Europa), carne bovina (América Latina) e leite (Europa). Foram analisadas as perdas de solo, as emissões de CO 2 e o consumo de nitrogênio, fósforo e água em sistemas de alta e baixa produtividades.

Considerando que cada ponto das ?guras a seguir corresponde a diferentes tecnologias empregadas nas lavouras de arroz e trigo, além da correlação entre o uso da terra e a emissão de CO 2, veri?camos o quanto os impactos ambientais podem ser variados nos diversos modos produtivos.

tabela agroanalysis 7-1

O trabalho revelou que a agricultura de baixo rendimento necessita de mais terra e libera mais gases do efeito estufa do que a de alta performance, cuja produção é maior na mesma área. No setor lácteo, para a mesma quantidade de leite, os sistemas intensivos tiveram impactos sobre o solo e a emissão de CO 2 substancialmente menores quando comparados aos dos que empregaram apenas pastagens. Isso signi?ca que, em todos os casos, os sistemas de melhor rendimento contribuem para a preservação da biodiversidade ao permitirem mais colheitas e produção mais farta de carne ou de leite em um espaço de terra menor. Uma das consequências desse aumento de e?ciência no uso dos recursos naturais é a elevação da capacidade global de poupar ?orestas e outros ha?bitats.

Assim, o estudo reforça a importância da agricultura moderna como a melhor forma de atender a crescente demanda por alimentos. A produção sustentável implica a obtenção de máxima produtividade nas regiões agriculturáveis. Para ajudar a superar esse desa?o, diversas tecnologias oriundas dos investimentos em ciências da vida têm chegado ao campo. A agricultura alicerçada nessas inovações possibilita aos produtores colheitas abundantes, preservação de solo, economia de água e muitos outros benefícios que vão além da porteira.

Desta maneira, no contexto de produção sustentável de alimentos, as práticas tradicionais não fazem mais sentido. A cada dia, é mais evidente que não é possível dissociar o rendimento produtivo agrícola do seu desempenho ambiental. E precisamos estar preparados para esses desa?os.

agroanalysis tabela 7 -2

Para acompanhar todas as informações disponibilizadas pela revista Agroanalysis, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Alessandra Fajardo
Fonte:
Agroanalysis/FGV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário