Proteína que move o mundo, por Agroanalysis/FGV

Publicado em 09/07/2019 10:40 e atualizado em 30/11/2021 15:12

logo agroanalysis final 2

Projeções da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) mostram que o crescimento da população mundial – que deve alcançar 9,1 bilhões de pessoas em 2050 – exigirá uma produção anual de 470 milhões de toneladas de carne, um crescimento de 59,3% levando-se em conta a produção mundial de 295 milhões de toneladas de carne em 2017. Países em desenvolvimento serão responsáveis por 72% dessa produção. Além do crescimento da população, estudos mostram que existe relação direta entre melhoria da renda do consumidor e maior demanda por proteína de origem animal. Com isso, a expectativa na melhoria de qualidade de vida e renda da população, especialmente na Ásia, na América Latina e em países da África, levará a um maior consumo de carne, leite e seus derivados.

Na contramão do aumento do consumo pela melhoria da qualidade de vida, existem, ainda hoje, cerca de 820 milhões de pessoas famintas no mundo e que precisam ter acesso aos alimentos para que se reduzam as 25 mil mortes diárias decorrentes da fome. É premente e urgente atender a demanda global por alimentos, entre eles os produtos de origem animal, dada a importância da proteína, que é essencial para o desenvolvimento da humanidade.

Para tanto, modelos de produção rentáveis, sustentáveis e que entreguem qualidade e inocuidade – independentemente do tipo de produto, do tamanho da propriedade e da escala de produção – serão cada vez mais indispensáveis. O Brasil possui tecnologia e inovação em cadeias produtivas e?cientes que conferem a ele vantagens competitivas e que o projetam para um protagonismo num futuro promissor.

IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO A PASTO

No que se refere às cadeias de carne, leite e seus derivados, a qualidade das nossas pastagens é estratégica na e?ciência da produção animal no Brasil. A produção a pasto garante a higidez sanitária e mitiga problemas importantes, como as encefalopatias espongiformes transmissíveis – entre elas, a doença da vaca louca –, consideradas doenças de grande impacto sobre a economia dos países produtores de proteína de origem animal, com repercussões preocupantes para a segurança alimentar mundial.

A produção a pasto é estratégica até mesmo para garantir que o Brasil seja reconhecido e se mantenha com risco insigni?cante de doença da vaca louca junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). E, após décadas de aplicações de programas de prevenção e controle, o País foi reconhecido, em 2018, pela OIE como livre de febre aftosa com vacinação e ruma para ser, em 2025, livre sem vacinação. É mais uma grande conquista da pecuária nacional.

A produção de carne e leite quase exclusivamente a pasto no Brasil resulta, ainda, em vantagem comparativa por viabilizar custos de produção relativamente baixos e produzir uma “pecuária verde”, com produto seguro, de qualidade, sustentável e altamente desejado pelo mercado consumidor. Independentemente do tipo, do tamanho ou do grau de intensi?cação dos sistemas de produção pecuários, todos estão sob o controle da defesa e da vigilância sanita?ria o?cial, com coordenação nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou das Agências Estaduais de Defesa e Vigilância Sanitária. Além disso, con- forme aumenta a intensi?cação dos sistemas, é crescente a utilização de assistência veterinária no controle sanitário do rebanho.

PAPEL DAS TECNOLOGIAS

A medicina veterinária preventiva tem papel fundamental na segurança alimentar e no controle da disseminação nos rebanhos de doenças que constituem barreiras sanitárias. Ações sobre patógenos de alto risco biológico, especialmente aqueles de fácil dispersão e os exóticos, estão entre os principais desa?os dessa a?rea. Buscam-se métodos de diagnóstico avançados e o desenvolvimento de insumos para prevenção, vigilância, controle e tratamento de enfermidades, utilizando-se a biologia avançada por meio da biotecnologia, da nanotecnologia, da bioinformática e da edição gênica, com contribuições efetivas.

Novos genes, proteínas e outros insumos biológicos – enzimas, carboidratos, glicoproteínas, aminoácidos, quimeras etc. – de patógenos importantes têm sido usados para diagnóstico e vacinas. Por exemplo: para tuberculose animal, já se encontram disponíveis insumos biotecnológicos de diagnóstico rápido, preciso e em massa utilizando proteínas quiméricas recombinantes; no combate a brucelose, há vacinas marcadoras mutantes derivadas de knockout gênico; e vacinas com proteínas recombinantes e de subunidades para outros patógenos de suínos, aves, caprinos e ovinos.

Uma grande contribuição dessas tecnologias tem sido o mapeamento da resistência e da suscetibilidade animal às encefalopatias espongiformes transmissíveis, doenças de grande impacto sobre a economia dos países produtores de proteína de origem animal. Entre elas, é possível citar a scrapie, em ovinos e caprinos, e a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), em bovinos de corte e de leite. As ferramentas auxiliam não só na seleção genética, como também em programas de melhoramento, análises de risco epidemiológico e programas de prevenção e controle das doenças. Esse é um exemplo de como a biotecnologia e a inovação têm contribuído para garantir a segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo.

BUSCA DE RESPOSTAS

O Brasil está respondendo as questões de ordem global, que incluem segurança alimentar, higidez sanitária dos rebanhos, segurança e defesa das cadeias produtivas, biosseguridade dos alimentos e risco de bioterrorismo. Ao mesmo tempo, o País esta? desenvolvendo e intensi?cando os manejos sanitário, reprodutivo e nutricional de animais, com a utilização de programas de melhoramento genético, a melhoria dos processos zootécnicos e o desenvolvimento de insumos e processos produtivos mais e?cientes. Esses processos contribuem para o aumento da produção, da qualidade e da segurança dos alimentos e permitem a segurança alimentar do brasileiro e para exportação.

A carne, o leite e seus derivados são alimentos essenciais na dieta da população e possuem importância estratégica para a economia do Brasil, que é um grande produtor de proteína animal e o maior exportador de carne do mundo. Estamos em plena evolução e explorando o potencial da produtividade pecuária sobre os seus sistemas de produção. Nenhum país no mundo possui, de forma combinada, tecnologia e inovação própria, rebanho, boas práticas, volume e sustentabilidade, garantindo segurança alimentar, higidez sanitária, inocuidade e qualidade superior do alimento. É o tripé tecnologia-inovação-proteína em prol da humanidade.

Para acompanhar todas as informações disponibilizadas pela revista Agroanalysis, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Cleber Oliveira Soares
Fonte:
Agroanalysis/FGV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário