Agro: Um ecossistema de inovação e desenvolvimento, por Agroanalysis/FGV

Publicado em 22/10/2019 09:50 e atualizado em 30/11/2021 15:00

logo agroanalysis final 2

A história do Brasil e a história da agricultura no País se confundem. Muito do crescimento do nosso País deve-se ao agronegócio. Não é por acaso que o setor é a base da economia brasileira e, também, um grande catalisador do desenvolvimento econômico. Por outro lado, o agronegócio brasileiro pôde se desenvolver graças às riquezas da nação: a extensão territorial; o meio ambiente com os seus recursos naturais e a sua biodiversidade; e a coragem e a persistência do seu povo, que desbravou de norte a sul e leste a oeste as terras brasileiras.

Todo esse conhecimento aplicado no desenvolvimento de insumos adaptados ao Brasil – como fertilizantes, defensivos agrícolas, vacinas e controle biológico de pragas – tem papel fundamental na melhoria contínua do uso do solo e na geração de raças de animais mais e?cientes e variedades de plantas mais resistentes às intempéries. Esse conjunto de inovações é que nos permitiu chegar até aqui e nos conduzirá ao futuro, produzindo cada vez mais alimentos seguros e saudáveis para alimentar o mundo, ?bras e bioenergia – tudo sempre lastreado na sustentabilidade.

Como temos assistido nos últimos dias, além de qualidade e segurança, o mundo tem exigido que todo o ecossistema produtivo esteja atento às questões ambientais, com proteção dos nossos recursos naturais e da nossa biodiver- sidade e redução das emissões de carbono. Trata-se, portanto, de uma demanda pela produção agrícola de baixo carbono.

A gestão ambiental já ocorre no dia a dia das nossas atividades. Uma área de 66% do território nacional está coberta por ?orestas, e, em São Paulo, mesmo sendo o estado mais desenvolvido economicamente, temos 22% do território com vegetação protegida. Comprovamos que é possível produzir com e?ciência e preservar com e?cácia, sendo a Ciência a protagonista que nos permite inovar nos processos produtivos e desenvolver o País com sustentabilidade.

Criamos um paradoxo: a inovação tornou-se uma rotina no setor agrícola, presente em todos os elos da cadeia. Com todas as exigências ambientais e territoriais, a competição no mercado global, o aumento da demanda por alimentos e a necessidade de desenvolver econômica e socialmente o Brasil, o agronegócio não teve outra saída que não o uso da ciência e a incorporação de uma mentalidade inovadora contínua nos seus processos produtivos.

A modernização do agronegócio está acontecendo pela introdução de tecnologia para ganhos de produtividade, com a previsão de clima, o gerenciamento do uso de agroquímicos, a logística de abastecimento, o controle de água na irrigação, a otimização no uso de combustíveis, o uso de big data, cloud computing, imagens de satélite, automação, edição gênica, conectividade, ?nanciamento customizado para cada produtor, entre várias outras aplicações. A inovação de processos também está cada vez mais presente e é fundamental para a sustentabilidade, a perpetuidade e o desenvolvimento do setor.

O salto quântico que daremos depende do que já conhecemos e incorporamos na rotina de produção: ciência e inovação, aplicadas em todo o ecossistema do setor. Assim, desenvolveremos São Paulo e o Brasil a partir do agronegócio.

Para acompanhar todas as informações disponibilizadas pela revista Agroanalysis, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Gustavo Diniz Junqueira
Fonte:
Agroanalysis/FGV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário