Ministro conhece novo plano de gestão do Mapa

Publicado em 19/01/2012 07:10
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e o Secretário-Executivo, José Carlos Vaz, receberam o gestor empresarial e presidente da Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República (CGDC), Jorge Gerdau, e o professor Vicente Falconi na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro. Durante o encontro, o consultor do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), Danilo Oliveira Filho, apresentou a proposta técnica e o diagnóstico preliminar de mudanças na gestão do Ministério da Agricultura.

O diagnóstico mostrou as ações de mudança gerencial necessárias à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população brasileira, com redução de despesas e valorização do servidor público. O trabalho no Ministério terá a duração de 17 meses. Nesse período, serão entregues os produtos previstos no estudo.

O início da consultoria do INDG no Mapa faz parte dos trabalhos oferecidos aos órgãos que aderem à proposta da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência. Em outubro do ano passado, o ministro Mendes Ribeiro Filho manifestou interesse em participar do grupo que busca aprimorar a gestão pública. A Câmara trabalha na formulação de mecanismos de controle da qualidade de gasto público e no estabelecimento de diretrizes do governo. Para Mendes, as mudanças no Ministério são necessárias para gerar agilidade nos processos e eficiência na prestação de serviços. “Sempre com a qualidade que a sociedade exige”, completa.

O secretário-executivo do Ministério, José Carlos Vaz, lidera o processo de reestruturação da gestão e acredita que há muitas ações para serem feitas. “Existe uma série de mudanças necessárias para a melhoria no serviço público brasileiro”, afirma Vaz. A idéia é tirar do papel o planejamento estratégico e começar a atuar. O presidente da Câmara, Jorge Gerdau, defendeu o estabelecimento de “prioridades robustas“ que alavanquem o processo de mudança.

Na primeira fase de execução do projeto, o ministro Mendes Ribeiro Filho terá encontros mensais com os gestores e participantes do processo. Os resultados apresentados num intervalo curto de tempo garantem o comprometimento e o sucesso no alcance das metas. “Eu tenho pressa. Nós temos pouco tempo para efetuar essas mudanças”, conclui Mendes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário