Brasil e Canadá debatem cooperação técnica no Mapa

Publicado em 25/01/2012 10:28
Os dois países são considerados potenciais fornecedores de alimentos nos próximos 40 anos quando a população mundial deve chegar a 9 bilhões de habitantes.
Notícias
compartilhar
| | mais

Brasil e Canadá debatem cooperação técnica no Mapa
Visitas: 2

Brasil e Canadá debatem cooperação técnica no Mapa
25/01/12 - 11:16
Os dois países são considerados potenciais fornecedores de alimentos nos próximos 40 anos quando a população mundial deve chegar a 9 bilhões de habitantes

Termina nesta quarta-feira, 25 de janeiro, o quinto encontro do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá. Técnicos dos ministérios da Agricultura dos dois países estão reunidos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, e em teleconferência com a capital canadense de Ottawa. A agenda trata de biotecnologia, políticas regionais e bilaterais de comércio, cooperação em política agrícola, pesquisa e tecnologia no setor agropecuário.

Brasil e Canadá são dois grandes exportadores de produtos agrícolas. O secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, explica que os dois países são vistos como potenciais fornecedores de alimentos. “O mundo vai precisar (de alimentos) nas próximas décadas para atender à demanda de uma população que chegará a 9 bilhões, em 2050”. Ele acrescenta ainda que a crescente demanda por alimentos também será decorrente do aumento de renda nos países em desenvolvimento. “Por isso, há identificação de interesses entre os dois países na área agrícola”, conclui o secretário.

Para o vice-ministro adjunto de Agricultura canadense, Jamshed Merchant, o primeiro dia de discussão do CCA foi muito produtivo. “Ambos os países tiveram a oportunidade de discutir uma variedade de interesses agrícolas, alimentar e de comércio. E também como poderão fomentar a cooperação para avançar nesses assuntos que são tão importantes para as indústrias brasileiras e canadenses”, diz Merchant.

O Canadá ocupa a 27ª posição entre os destinos dos produtos do agronegócio brasileiro. Em 2011, as vendas para aquele país renderam US$ 849 milhões, com destaque para açúcar e café verde. No fluxo contrário, os brasileiros importaram do Canadá US$ 292 milhões. Os principais produtos importados do Canadá são trigo, rações para animais domésticos e lentilhas secas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário