'Frio anormal' afeta várias regiões da Rússia, mata ao menos 60 na Europa, 50 no Japão e deve continuar

Publicado em 01/02/2012 08:20 e atualizado em 01/02/2012 08:59
Uma onda de um "frio anormal" está afetando várias regiões da Rússia, já matou ao menos 60 pessoas na Europa e 50 no Japão, e deve continuar. Nesta quarta-feira (1), um termômetro localizado em Novosibirsk, na Sibéria - a cerca de 2.800 km ao leste de Moscou, na Rússia - marcava a temperatura de -34ºC.

O Ministério russo de Situações de Emergência afirmou que esse "frio anormal" atingiria a nação em várias regiões, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro, com temperaturas marcando mais de 30 graus negativos.

Ainda segundo o ministério, essa brusca queda de temperatura é reflexo da chegada de uma frente fria do Ártico através do mar de Kara. As possbilidades de interrupção das linhas de transmissão de energia elétrica e incêndios em casas de aldeias aquecidas por fogareiros não foram descartadas, como informou o órgão.

Mortes na Europa - Esse frio intenso vem causando mortes na Europa. Nos últimos dias, já foram registradas ao menos 60 mortos por conta das condições climáticas.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou nesta terça-feira (31) que espera uma redução de temperatura para até -14º C em Frankfurt, na Alemanha, -12º C emBudapeste, na Hungria, -15º C em Estocolmo, na Suécia, e -22º C em São Petersburgo, na Rússia. Na Suíça, a sensação térmica era de -25º a -40º C na região montanhosa do país.

Além disso, a OMM informou também que as temperaturas devem seguir caindo com força por conta de uma pressão atmosférica que vem do norte da Rússia. Essa pressão se direciona para a Europa Central e Ocidental.


Com informações do G1.
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118