Produtores do MT e governo Sinval acertam valores do pacote fiscal

Publicado em 02/02/2012 14:49
O governo do Estado de Mato Grosso e o setor produtivo chegaram a um acordo e selaram nesta quarta (1/02) as diretrizes para o pacote fiscal sobre o setor agropecuário. Após duas semanas intensas de negociações entre as áreas técnica e política do governo e das entidades representativas dos segmentos agropecuário e industrial houve a compreensão da necessidade de mudanças e ambas as partes chegaram a um entendimento.

Entre as decisões acertadas durante a reunião com o governador Silval Barbosa estão: a revogação da taxa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os fertilizantes, um dos principais insumos agrícolas; fixação do valor da UPF (Unidade Padrão Fiscal) em R$ 46,00 e não em R$ 92,00, como previa o decreto anterior; isenção da cobrança de ICMS sobre o frete intermunicipal para o transporte de insumos destinados à produção (diesel, calcário, gesso, fertilizantes, agroquímicos, etc) e o retorno do benefício concedido à energia elétrica rural, com o escalonamento de isenção por faixa de consumo individual.

O grupo de trabalho vai voltar a se reunir para alinhar os detalhes com relação às alterações que ainda serão realizadas sobre alguns decretos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja + Famato

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • daniel robson silva terra nova do norte - MT

    Enfim, uma atitude que merece elogios ao nosso governador, apesar da pressao que foi exercida sobre o mesmo pela classe produtora de Mato Grosso. Parabens à FAMATO e a APROSOJA. O Icms sobre o frete dos produtos agricolas, carnes e derivados e leite penaliza a classe produtora em geral. É ilusão pensarmos que quem vai pagar a conta é o mercado, mas sim o elo mais fragil da cadeia, os produtores, principalmente se referindo ao leite que é produzido em sua maioria por mini e pequenos produtores. A retirada dos beneficios concedidos à energia eletrica rural se for reestabelecido servirá para mitigar o desalento dos produtores com o Governo Matogrossense

    0