Projetos de expansão atendem a demanda de cargas para próximos 30 anos

Publicado em 16/02/2012 15:03
Pesquisadores da Universidade de Santa Catarina, responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Logística Portuária, apresentaram nesta terça-feira, em Brasília, os resultados relativos aos estudos realizados no Porto de Paranaguá. Contratada pela Secretaria de Portos, a UFSC está realizando o planejamento portuário para os principais portos do país para os próximos 20 anos.

O estudo apontou necessidade de investimento na ampliação da infraestrutura para o atendimento da demanda futura de cargas. Segundo a análise, até 2030, os portos de Paranaguá e Antonina deverão movimentar 80 milhões de toneladas de cargas, duplicando a movimentação atual.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria de Portos (SEP), Rogério Menescal, e o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Maron, participaram da reunião. Técnicos da Appa em conjunto com pesquisadores da UFSC, projetaram na modelagem matemática os projetos de expansão da Appa e foi verificado que todos eles atendem na plenitude a demanda de cargas do porto para os próximos 30 anos.

Logo que a atual administração assumiu a superintendência da Appa, começaram a ser feitos estudos e projetos para os portos paranaenses para os próximos anos, conforme previa o projeto do governo Beto Richa. O planejamento das ações era a prioridade do governador.

A Appa fez estudos e chegou ao plano de ampliação e modernização do Corredor de Exportação, aumento no número de berços dedicados à carga geral e fertilizantes, dois novos berços de contêineres, além da ampliação da capacidade do cais de inflamáveis, do pátio de veículos e da retroárea de contêineres.

“Os projetos da Appa estão em consonância com a projeção de crescimento da Secretaria de Portos. Isso demonstra que estamos no caminho certo e nos dá mais motivação para continuar o trabalho de levantamento de recursos para financiar estes projetos”, afirma o superintendente Airton Maron.

Ao todo, os projetos de expansão da Appa somam investimentos de R$ 3 bilhões. Com eles, o Porto de Paranaguá passará de 20 para 32 berços de atracação.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
APPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário